Não é só o Santos Futebol Clube que está envolvido com competições de futebol na cidade. Portuguesa Santista e Jabaquara já começam a se movimentar visando a disputa do Campeonato Paulista da Segunda Divisão (que equivale à quarta divisão). Os dois times estão no mesmo grupo da competição, que começa no dia 19 de abril.
Neste ano, há uma mudança no formato da disputa. Por conta da redução de equipes (de 39 para 30), a Federação Paulista resolveu criar três grupos regionalizados com 10 times cada, que se enfrentam em jogos de ida e volta. Os quatro primeiros se classificam para dois hexagonais, que definirão quem alcançará o acesso. A entidade também limitou o número de jogadores inscritos (28 atletas, com três goleiros)
A todo vapor
O trabalho na Portuguesa Santista está em ritmo acelerado. A Briosa, que chegou às fases finais da competição e por pouco não conseguiu o acesso à Série A 3, quer mudar a história neste ano e voltar a caminhar rumo à elite.
O elenco, que terá como treinador Claudemir Peixoto, irá iniciar sua preparação para o Campeonato nesta segunda (23). A informação foi confirmada por Rodrigo Alflen, o Rodrigão, gerente de futebol do clube. “A comissão técnica está trabalhando desde o início do mês e vamos realizar as avaliações médicas e físicas dos atletas. Inicialmente, 11 jogadores irão se apresentar, mas já estamos negociando a chegada de reforços, além do retorno dos que pertencem à Kourusport (empresa que administra o futebol da Briosa) e estão emprestados a outras equipes”, detalhou.
Alguns dos destaques do elenco rubro-verde são o goleiro Rogério (campeão paulista sub-20 da Segunda Divisão em 2014); Júlio César (ex-Barretos); o volante Juliano (campeão da Copa Paulista 2014 pelo Santo André) e o meia Ricardinho (ex-Água Santa).
“O Ricardinho é um meia experiente, que subiu com o Água Santa para a Série A-3 em 2013. O lateral Júlio César jogou ao lado dele e também conquistou outros dois acessos no ano passado, ajudando a levar o Água Santa para a A-2 e o Barretos para a A-3”, acrescentou o gerente da Portuguesa.
Correndo atrás
Já o Jabaquara, que terceirizou o seu departamento de futebol (o grupo Soleil é o responsável pela gestão), ainda está iniciando as atividades do elenco profissional. O treinador contratado é Anderson Oliveira e a empresa ainda está fechando o elenco que representará o rubro-amarelo na competição.
Porém, os treinamentos ainda não têm previsão de início, e o elenco sequer está fechado. A demora gera preocupação nos corredores do Estádio Espanha, pois a expectativa é a de realizar um campeonato melhor que o do ano passado, quando o clube completou 100 anos.
O Jabuca estreia no dia 19 de abril, diante do Taboão da Serra.