O projeto Cine Comunidade, realizado pela Secretaria Municipal de Cultura de Santos, através da Coordenadoria de Cinemas e com apoio da Vídeo Paradiso, e cujas sessões são seguidas de bate-papos com o crítico de cinema André Azenha, retoma sua programação a partir do próximo domingo, 22 de março, 19h30, na escadaria do Monte Serrat.
Na ocasião, será exibido o premiado curta-metragem “Carregadores do Monte”. Em seguida, haverá bate-papo com o diretor do filme, Cássio Santos, e membros da equipe de produção. O evento é gratuito. O telão será colocado na metade do trajeto da escadaria do monte.
Na semana seguinte, a programação seguirá no Instituto Arte no Dique, com filme a ser confirmado. Com este retorno, o Cine Comunidade buscará ampliar ainda mais sua atuação no município e democratizando o acesso à cultura. Já foram mais de 50 sessões em 18 espaços santistas, entre comunidades, ONGs, associações de bairro, escolas e creches. Haverá uma exibição por semana.
Carregadores do Monte
O filme narra a difícil rotina de trabalho dos carregadores que enfrentam 402 degraus, mais de uma vez por dia, para subir objetos como eletrodomésticos, materiais para construção, entre outros, para os moradores do morro – que tem apenas a escadaria como acesso.
Gravado em Santos, no morro Monte Serrat, por jovens das Oficinas Querô, o curta foi selecionado para o 41º Festival de Gramado.
O documentário foi dirigido por Cássio Santos e Julio Lucena, capacitados na oficina básica e avançada de audiovisual do Instituto Querô.