Museu de Arte Sacra de Santos abre exposição de caligrafia árabe | Boqnews
Foto: Divulgação
19 de março de 2015

Museu de Arte Sacra de Santos abre exposição de caligrafia árabe

O Museu de Arte Sacra de Santos fica à Rua Santa Joana D'Arc, 795, no Morro de São Bento (Foto: Divulgação)

O Museu de Arte Sacra de Santos fica à Rua Santa Joana D’Arc, 795, no Morro de São Bento (Foto: Divulgação)

O Museu de Arte Sacra de Santos – MASS inaugura no próximo dia 21 de março a exposição “Arte Árabe: caligrafia e cultura material”. A exposição é realizada em parceria com a BibliASPA – Biblioteca e Centro de Pesquisa América do Sul – Países Árabes, integrando o VI Festival de Cultura Árabe.

Estarão expostas obras de caligrafia, arte árabe por excelência, além de objetos significativos da cultura material árabe, notadamente acervo especial dos Emirados Árabes Unidos e também perfumes e incensórios de diversos países da região.

Os caracteres árabes podem ser escritos de diversos modos para tomar a forma de uma flor, de um navio, de um pássaro, de um derviche, etc.

A caligrafia árabe é uma arte refinada a partir da qual se desenvolvem os arabescos, entre o geométrico e o vegetal, em estilos como ruqu’a, naskh, thuluth, kufi, farsi e diwani.

Lida da direita para a esquerda, a escrita árabe é utilizada em uma parte significativa da África e da Ásia na atualidade. Além do árabe, dezenas de idiomas, entre os quais o urdo, o persa e o pashto, adotam esse suporte; o alfabeto árabe é o segundo mais utilizado no mundo após o latino.

Com essa inovadora exposição o MASS traça uma perspectiva de abertura para todas as manifestações do sagrado e as mais diversas representações da história e cultura mundial.

Serviço
Período da exposição de 21/03 a 26/04/2015
De Terça a Domingo das 10:00 às 16:00 horas
Ingressos R$ 5,00 (inteira)

Da Redação
Compartilhe:

Quem Somos

Boqnews.com é um dos produtos da Enfoque Jornal e Editora, que edita o Boqnews, jornal em circulação em Santos, no litoral paulista, desde 1986.

Fundado pelo jornalista Jairo Sérgio de Abreu Campos, o veículo passou a ser editado pela Enfoque desde 1993, cujos sócios são os jornalistas Humberto Challoub e Fernando De Maria dos Santos, ambos com larga experiência em veículos de comunicação e no setor acadêmico, formando centenas de gerações de jornalistas hoje atuando nos mais variados veículos do País e do exterior.

Seguindo os princípios que nortearam a origem do Jornal do Boqueirão nos anos 80 (depois Boqueirão News, sucedido pelo nome atual Boqnews) como veículo impresso, o grupo Enfoque mantém constante atualização com as novas tendências multimídias garantindo ampliação do leque de conteúdo para os mais variados públicos diversificando-o em novas plataformas, mas sem perder sua essência: a credibilidade na informação divulgada.

A qualidade do conteúdo oferecido está presente em todas as plataformas: do jornal impresso ou digital, dos programas na Boqnews TV, como o Jornal Enfoque - Manhã de Notícias, e na rádio Boqnews, expandido nas redes sociais.

Aliás, credibilidade conquistada também na realização e divulgação de pesquisas eleitorais, iniciadas em 1996, e que se transformaram em referência quanto aos resultados divulgados após a abertura das urnas.

Não é à toa que o slogan do Boqnews sintetiza o compromisso do grupo Enfoque com a qualidade da informação: Boqnews, credibilidade em todas as plataformas.

Expediente

Boqnews.com é parte integrante da Enfoque Jornal e Editora (CNPJ 08.627.628/0001-23), com sede em Santos, no litoral paulista.

Contatos - (13) 3326-0509/3326-0639 e Whatsapp (13) 99123-2141.

E-mail: [email protected]

Jairo Sérgio de Abreu Campos - fundador / Humberto Iafullo Challoub - diretor de redação / Fernando De Maria dos Santos - diretor comercial/administrativo.

Atenção

Material jornalístico do Boqnews (textos, fotos, vídeos, etc) estão protegidos pela Lei de Direitos Autorais (Lei 9.610 de 1988). Proibida a reprodução sem autorização.

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.