Cuide bem do seu lixo | Boqnews

Ponto de vista

6 de abril de 2015

Cuide bem do seu lixo

Caro leitor, você já parou para pensar na quantidade de resíduos que alguém produz ou que se acumulam ao longo de uma semana? Ou, para onde é levado esse lixo,depois que a coleta passa pela sua casa?

Pois bem, o brasileiro gera, em média, um quilo de lixo por dia. Uma família de cinco pessoas, por exemplo, produzirá 35 quilos em uma semana.Embora os números sejam alarmantes, poucas pessoas devem refletir sobre o assunto, pois, normalmente, a preocupação com a sujeira e o mau cheiro acaba após a passagem do caminhão de lixo.

Seja no Brasil ou no mundo, a realidade é a mesma.O ser humano atual perdeu a noção de suas verdadeiras necessidades e não sabe diferenciar o consumo do consumismo. Enquanto o consumo se refere às coisas básicas que precisamos para viver, o consumismo está relacionado a tudo o que é supérfluo.

Desprezo
E o que fazemos com o que é desnecessário em nossas vidas? Jogamos no lixo. Mais cedo ou mais tarde, esses resíduos agredirão o meio ambiente. Estimativas oficiais calculam que apenas metade das 100 mil toneladas de lixo produzido no País é coletada diariamente.

Desta metade, só uma pequena parcela vai para os locais adequados (aterros sanitários, incineradores, usinas de reciclagem e compostagem).Uma outra parte é jogada em rios ou levada para lixões clandestinos a céu aberto.
Ocorre que, do total desses resíduos, 60% são matérias orgânicas(alimentos) e outros 40% poderiam ser melhor aproveitados pela economia nacional. Essa situação faz do lixo brasileiro o mais rico do mundo.Nesse cálculo, entram também os detritos jogados nas ruas, que são aqueles que entopem bueiros e galerias de águas pluviais, provocando desastrosas enchentes na época das chuvas.

Planejamento
Apesar das ações efetivas da Prefeitura de Santos em coibir o descarte irregular de lixo, como o Cidade sem Lixo e o Plano Municipal de Gerenciamento de Resíduos, ainda há pessoas que acreditam que pequenos papéis de bala ou mesmo restos de obras residenciais não farão diferença, se jogados ou colocados na rua.

Levantamento recente da Prefeitura de Santos revelou que 58% dos resíduos retirados da rede de drenagem (canais, galerias e bocas de lobo) são de lixo. Os 42% restantes são de lama. Em 30 dias, a Prefeitura recolheu 230 toneladas da rede, sendo 133 de lixo, que são jogados nas ruas ou diretamente no sistema de escoamento das águas pluviais. Portanto, caro leitor, cuide do seu lixo, pois 80% dos resíduos domésticos são recicláveis. Respeitar a coleta seletiva com a separação do que pode ser reaproveitado, levar a sua própria sacola ao supermercado com a dispensa dos sacos plásticos e preferir produtos biodegradáveis são alguns bons costumes de educação ambiental, que diminuirão a poluição, reduzirão os custos na limpeza urbana e farão, certamente, a natureza agradecer e retribuir no futuro.

Da Redação
A opinião manifestada no artigo não representa, necessariamente, a opinião do boqnews.com

Quem Somos

Boqnews.com é um dos produtos da Enfoque Jornal e Editora, que edita o Boqnews, jornal em circulação em Santos, no litoral paulista, desde 1986.

Fundado pelo jornalista Jairo Sérgio de Abreu Campos, o veículo passou a ser editado pela Enfoque desde 1993, cujos sócios são os jornalistas Humberto Challoub e Fernando De Maria dos Santos, ambos com larga experiência em veículos de comunicação e no setor acadêmico, formando centenas de gerações de jornalistas hoje atuando nos mais variados veículos do País e do exterior.

Seguindo os princípios que nortearam a origem do Jornal do Boqueirão nos anos 80 (depois Boqueirão News, sucedido pelo nome atual Boqnews) como veículo impresso, o grupo Enfoque mantém constante atualização com as novas tendências multimídias garantindo ampliação do leque de conteúdo para os mais variados públicos diversificando-o em novas plataformas, mas sem perder sua essência: a credibilidade na informação divulgada.

A qualidade do conteúdo oferecido está presente em todas as plataformas: do jornal impresso ou digital, dos programas na Boqnews TV, como o Jornal Enfoque - Manhã de Notícias, e na rádio Boqnews, expandido nas redes sociais.

Aliás, credibilidade conquistada também na realização e divulgação de pesquisas eleitorais, iniciadas em 1996, e que se transformaram em referência quanto aos resultados divulgados após a abertura das urnas.

Não é à toa que o slogan do Boqnews sintetiza o compromisso do grupo Enfoque com a qualidade da informação: Boqnews, credibilidade em todas as plataformas.

Expediente

Boqnews.com é parte integrante da Enfoque Jornal e Editora (CNPJ 08.627.628/0001-23), com sede em Santos, no litoral paulista.

Contatos - (13) 3326-0509/3326-0639 e Whatsapp (13) 99123-2141.

E-mail: [email protected]

Jairo Sérgio de Abreu Campos - fundador / Humberto Iafullo Challoub - diretor de redação / Fernando De Maria dos Santos - diretor comercial/administrativo.

Atenção

Material jornalístico do Boqnews (textos, fotos, vídeos, etc) estão protegidos pela Lei de Direitos Autorais (Lei 9.610 de 1988). Proibida a reprodução sem autorização.

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.