Em ação conjunta com a Secretaria de Saúde, o Órgão de Gestão de Mão de Obra do Porto de Santos (OGMO) promove, entre os segunda (13) e sexta (17), a 8ª Campanha de Detecção, Prevenção e Orientação contra a Hepatite C. O intuito é divulgar, junto ao trabalhador portuário e seus familiares, a importância do diagnóstico precoce. Durante o evento, testes rápidos e gratuitos estarão à disposição do público-alvo, das 11h às 19h.
Além dos exames, pela primeira vez a campanha trará a Feira de Saúde do Trabalhador Portuário, que contará com apoio da Coordenadoria de Vigilância em Saúde II (Covig II). No primeiro dia, as equipes darão orientação sobre prevenção de zoonoses e dengue, além de cuidados com a saúde bucal e vacinação.
Aferição da pressão arterial, teste de glicemia e outros atendimentos também serão oferecidos, por profissionais da Unifesp, durante toda a semana no Posto de Escalação 3 (Avenida Governador Mário Covas s/nº, próximo ao canal 6).
Programação do dia 13/04/2015
Das 11h às 14h:
– Vacinação contra sarampo, difteria e tétano (Covig)
– Saúde Bucal: prevenção e cuidados (Programa de Saúde Bucal da Prefeitura)
– Estande de orientação e prevenção contra dengue (Covig)
– Estande de orientação e prevenção contra zoonoses (Covig)
– Aferição da pressão arterial (Unifesp)
– Exercícios terapêuticos (Unifesp)
Doença silenciosa
Inflamação no fígado causada por vírus, a Hepatite C é considerada a mais grave entre os demais tipos da doença, pois não apresenta sintomas até chegar ao estágio avançado. Pode se tornar crônica e, em alguns casos, leva ao desenvolvimento de cirrose hepática, câncer do fígado e até mesmo à morte. A Hepatite C é transmitida através de sangue contaminado por meio do compartilhamento de agulhas, seringas, lâminas de barbear e alicates de unha, além de relações sexuais desprotegidas.