Mais de oito toneladas de peixes mortos foram retirados dos rios | Boqnews
Foto: William R. Schepis / Instituto Ecofaxina

Incêndio na Alemoa

10 DE ABRIL DE 2015

Siga-nos no Google Notícias!

Mais de oito toneladas de peixes mortos foram retirados dos rios

Em razão da alteração do PH e aumento da temperatura da água, milhares de peixes morreram no estuário

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}
peixes

Laboratório da Unisanta vai analisar qualidade da água do estuário

Entre as maiores preocupações das consequências dos milhões de litros de combustíveis queimados no incêndio que atingiu o Distrito Industrial da Alemoa está o impacto ambiental. Toneladas de peixes mortos tem sido retirados às margens da Vila dos Pescadores, em Cubatão. Relatos de pescadores dão conta que o impacto se estendeu ao bairro Jardim São Manoel, Piratininga e regiões próximas.

A remoção dos pescados teve início no final de semana passada pela empresa Alpina Briggs, sob coordenação da Divisão de Limpeza Urbana de Cubatão, e de forma independente por voluntários do Instituto Ecofaxina. Membros do Ministério da Pesca também estiveram presentes nos locais afetados na última terça-feira (3).

A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) fez coletas de amostra de água nos dias seguintes ao início do incêndio (3 e 4 de abril) nas proximidades. Os dados indicaram baixa taxa de oxigênio, temperatura e toxicidade de combustível como causas de mortandade de peixes.
No entanto, a Prefeitura de Cubatão e moradores questionam a precisão das informações preliminares da Cetesb.

Qualidade do ar
Outro pronunciamento feito pela Cetesb, bastante contestado por moradores de comunidades próximas a Alemoa, é a qualidade do ar. O gerente regional da empresa, César Valente, garante que o índice está bom e dentro dos padrões. A avaliação do órgão de controle ambiental é feita com base no equipamento e no aparelho do Exército, o Siges.

De acordo com o general de brigada e comandante da 1ª Brigada de Artilharia Antiaérea do Exército, João Chalella Junior, o equipamento tem alcance de 5 quilômetros e não detectou nada de anormal.

Com o intuito de tranquilizar a população foi anunciado que a prefeitura iria atender o pedido de residentes do bairro instalando um posto de atendimento médico na Escola Oswaldo Justo na última quinta-feira (9). Contudo, não houve qualquer plantão na unidade. Em nota, a prefeitura informou que não foi registrado nenhum pedido de atendimento por queixa respiratória.

As policlínicas da Alemoa e do Jardim São Manoel abrirão expecionalmente neste final de semana, em regime de plantão, para atender eventuais pacientes.

No entanto, a líder comunitária da Frente Popular da Vila Alemoa, Maria Lúcia Cristina de Jesus, disse que já recebeu queixas de sete pessoas com problemas respiratórios.

Coleta seletiva
Em razão das interdições realizadas no local do incêndio, a Secretaria de Meio Ambiente de Santos decidiu, na última terça-feira (7) suspender por 48 horas a de coleta de resíduos recicláveis. A expectativa é que o serviço seja retomado no início da semana.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.