Balaio de gatos | Boqnews

Ponto de vista

1 de maio de 2015

Balaio de gatos

A anunciada fusão entre o PSB e PPS, que deverá ser materializada até julho, já gera ansiedade no meio político e na militância de ambos os partidos. Em âmbito local, caso ela realmente seja efetivada, irá reunir sob uma mesma legenda lideranças históricas, que nem sempre compartilharam os mesmos ideários políticos.

Balaio de gatos II
Pelo lado do PSB destacam-se os atuais vereadores Benedito Furtado e Prof. Igor, e também o secretário de Cultura de Santos, Prof. Fabião. Já o time de frente do PPS conta com o vereador Marcelo Del Bosco, e os ex-vereadores Braz Antunes e Fernanda Vannucci.

Balaio de gatos III
Pelo que se vê, a fusão reunirá sob um mesmo teto nomes de peso da política local, com interesses evidentes de disputar as próximas eleições municipais. A grande dúvida é se haverá um discurso de consenso capaz de unir pensamentos e condutas políticas tão diferentes e qual será o comandante desse novo grupo.

No pé da prefeita
O vereador de Guarujá, Edilson Dias (PT) revelou, no programa De Tudo um Pouco, da Rádio Cacique AM, que está em vias de concluir o relatório das Comissões Especiais de Investigações (CEIs) que apuram possíveis irregularidades cometidas pela prefeita Maria Antonieta de Brito (PMDB), envolvendo o fornecimento de merendas escolares e os serviços de saúde prestados pelo Município.

Ver pra crer
O deputado federal Marcelo Squassoni (PRB) apresentou proposta de projeto de lei sugerindo alteração no sistema de votação eletrônica no País. Ele propõe que, além do registro na urna eletrônica, sejam emitidos tíquetes com o voto impresso para deposição em uma urna convencional, abrindo a possibilidade de uma posterior apuração comparativa pela Justiça Eleitoral, a exemplo do que já é adotado em países como Alemanha, Bélgica e Holanda.

Ver pra crer II
A ideia não é nova. Ela é uma das bandeiras do Movimento Endireita Brasil, de caráter suprapartidário, que também defende o voto facultativo. Apesar das teses técnicas em contrário, que asseguram a lisura do sistema, o voto eletrônico sempre foi visto com desconfiança, afinal, como diria Edward Snowden, há muitas razões para isso.

Cubatão turístico
O deputado estadual Paulo Corrêa Jr. (PEN) apresentou projeto de lei para classificar Cubatão como município de interesse turí­stico para fins de obtenção de verbas do Dade. O projeto menciona as qualidades turísticas de Cubatão que justificam o pedido. Cópia do documento foi encaminhado à prefeita de Cubatão, Márcia Rosa.

São contra
Entendendo que a proposta de voto distrital contida no projeto do senador José Serra (PSDB), para cidades com mais de 200 mil eleitores, vai afetar por completo o modo de representatividade das eleições para 2016, as câmaras de vereadores da Baixada Santista irão apresentar moção de repúdio à ideia do senador tucano.

São contra II
Essa medida resultou do encontro que reuniu os presidentes das Câmaras de Santos, Marcus de Rosis (PMDB); São Vicente, Alfredo Moura (PROS); Guarujá, Ronald Nicolaci Fincatti (PROS) e o presidente da União dos Vereadores da Baixada Santista (UVEBS), Rogélio Salceda (PROS). O repúdio também representará um protesto contra a falta de diálogo com a população e vereadores das cidades afetadas com a lei.

Decisão adiada
A decisão do Tribunal de Justiça do Estado sobre a ação de inconstitucionalidade requerida pelo Ministério Público contra a manutenção da incorporação aos salários de 20% a cada ano trabalhado em cargos comissionados ou de livre provimento na Prefeitura e Câmara santistas, aguardada para esta semana, foi mais uma vez adiada. O novo prazo foi marcado para o próximo dia 13.

Convidados da segunda
O Jornal Enfoque, que vai ao ar ao vivo partir das 8h05, na Santa Cecília TV, com reapresentação às 17 horas, terá, na segunda (4), a participação da secretária de Meio Ambiente da Prefeitura de Santos, Marise Céspedes Tavolaro e do jornalista Fernando De Maria. A apresentação fica a cargo do jornalista Francisco La Scala Jr.

Da Redação
A opinião manifestada no artigo não representa, necessariamente, a opinião do boqnews.com

Quem Somos

Boqnews.com é um dos produtos da Enfoque Jornal e Editora, que edita o Boqnews, jornal em circulação em Santos, no litoral paulista, desde 1986.

Fundado pelo jornalista Jairo Sérgio de Abreu Campos, o veículo passou a ser editado pela Enfoque desde 1993, cujos sócios são os jornalistas Humberto Challoub e Fernando De Maria dos Santos, ambos com larga experiência em veículos de comunicação e no setor acadêmico, formando centenas de gerações de jornalistas hoje atuando nos mais variados veículos do País e do exterior.

Seguindo os princípios que nortearam a origem do Jornal do Boqueirão nos anos 80 (depois Boqueirão News, sucedido pelo nome atual Boqnews) como veículo impresso, o grupo Enfoque mantém constante atualização com as novas tendências multimídias garantindo ampliação do leque de conteúdo para os mais variados públicos diversificando-o em novas plataformas, mas sem perder sua essência: a credibilidade na informação divulgada.

A qualidade do conteúdo oferecido está presente em todas as plataformas: do jornal impresso ou digital, dos programas na Boqnews TV, como o Jornal Enfoque - Manhã de Notícias, e na rádio Boqnews, expandido nas redes sociais.

Aliás, credibilidade conquistada também na realização e divulgação de pesquisas eleitorais, iniciadas em 1996, e que se transformaram em referência quanto aos resultados divulgados após a abertura das urnas.

Não é à toa que o slogan do Boqnews sintetiza o compromisso do grupo Enfoque com a qualidade da informação: Boqnews, credibilidade em todas as plataformas.

Expediente

Boqnews.com é parte integrante da Enfoque Jornal e Editora (CNPJ 08.627.628/0001-23), com sede em Santos, no litoral paulista.

Contatos - (13) 3326-0509/3326-0639 e Whatsapp (13) 99123-2141.

E-mail: [email protected]

Jairo Sérgio de Abreu Campos - fundador / Humberto Iafullo Challoub - diretor de redação / Fernando De Maria dos Santos - diretor comercial/administrativo.

Atenção

Material jornalístico do Boqnews (textos, fotos, vídeos, etc) estão protegidos pela Lei de Direitos Autorais (Lei 9.610 de 1988). Proibida a reprodução sem autorização.

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.