Sem clima | Boqnews

Ponto de vista

4 de junho de 2015

Sem clima

Nesse espaço e em outros que escrevo recebo inúmeros e mails de mulheres com queixa de desejo hipoativo, isso é de baixo desejo sexual, dando a falsa ideia de que isso só ocorre com elas pelas variações hormonais, pela frescura e até pela malfadada dor de cabeça.

Na verdade é natural que o desejo tanto de homens e mulheres varie, pois ele, o desejo, é uma repercussão de como nos relacionamos num plano mais amplo, portanto é de suma importância perceber se é apenas uma questão de ritmo, ou o desejo anda diminuindo e pensar as causas que também estão em outras áreas da vida.

O importante é nunca patologizar, ou seja, pensar em doenças que é a maneira mais fácil de acomodar quando algo não vai bem, apesar de que hoje sabemos que existe a possibilidade de pessoas serem assexuadas sem que isso se torne um problema desde que não se relacionem ou quando se relacionarem afetivamente, seja com outra pessoa sem os mesmos ímpetos sexuais.

Mas o que me motivou a escrever sobre isso hoje é que ultimamente também homens têm se queixado de desejo hipoativo, o que até faz sentido nesse momento de tantas incertezas que vivemos, portanto me deterei mais nesse recado para eles. Um casal pode conviver em harmonia, durante certo tempo, mesmo que exista insatisfação sexual, buscando compensações no trabalho, no esporte ou em relações extraconjugais.

O mais lógico é que antes que esse tempo se esgote e traga crises incontornáveis que o casal se pergunte e invista na pesquisa para saber onde o elo se rompeu e investir na sua recuperação.

Vale a pena salientar que no enfrentamento desse tipo de problema a adesão do casal na busca de solução é importante, pois se sabe que tanto para a sexualidade feminina como para a masculina a adesão do companheiro e a qualidade da relação são de importância ímpar. Importante encarar qualquer desencontro quer ele seja sexual ou de objetivos entre o casal porque comodismo e medo são fatores que sustentam as relações sem futuro.

Sabe-se que nos dias de hoje, com o advento da pilulinha azul os homens tentam mascarar suas insuficiências na área sexual ,mas em importante congresso recente foi apresentado um estudo cujo dado mais relevante foi, no entanto, que as melhorias se mostraram tão significativas após um processo terapêutico e o enfrentamento da crise  quanto o próprio efeito da medicação, fato que pela primeira é relatado na comunidade científica internacional.

Por fim deixo uma reflexão: qual o limiar entre pouco ou muito desejo? Estamos falando em quantidade de relações sexuais? Qual a qualidade das relações sexuais? Atenção para não estar usando a atividade sexual como um para raio tentando negar ou curar decepções, frustrações ou algo que não esteja bem.

Relacionei essas possibilidades para que cada leitor tente encontrar respostas para suas dúvidas, lembrando que nenhuma exclui uma avaliação médica.

Vamos lá ser feliz,é para isso que vale a vida.

admin
A opinião manifestada no artigo não representa, necessariamente, a opinião do boqnews.com

Quem Somos

Boqnews.com é um dos produtos da Enfoque Jornal e Editora, que edita o Boqnews, jornal em circulação em Santos, no litoral paulista, desde 1986.

Fundado pelo jornalista Jairo Sérgio de Abreu Campos, o veículo passou a ser editado pela Enfoque desde 1993, cujos sócios são os jornalistas Humberto Challoub e Fernando De Maria dos Santos, ambos com larga experiência em veículos de comunicação e no setor acadêmico, formando centenas de gerações de jornalistas hoje atuando nos mais variados veículos do País e do exterior.

Seguindo os princípios que nortearam a origem do Jornal do Boqueirão nos anos 80 (depois Boqueirão News, sucedido pelo nome atual Boqnews) como veículo impresso, o grupo Enfoque mantém constante atualização com as novas tendências multimídias garantindo ampliação do leque de conteúdo para os mais variados públicos diversificando-o em novas plataformas, mas sem perder sua essência: a credibilidade na informação divulgada.

A qualidade do conteúdo oferecido está presente em todas as plataformas: do jornal impresso ou digital, dos programas na Boqnews TV, como o Jornal Enfoque - Manhã de Notícias, e na rádio Boqnews, expandido nas redes sociais.

Aliás, credibilidade conquistada também na realização e divulgação de pesquisas eleitorais, iniciadas em 1996, e que se transformaram em referência quanto aos resultados divulgados após a abertura das urnas.

Não é à toa que o slogan do Boqnews sintetiza o compromisso do grupo Enfoque com a qualidade da informação: Boqnews, credibilidade em todas as plataformas.

Expediente

Boqnews.com é parte integrante da Enfoque Jornal e Editora (CNPJ 08.627.628/0001-23), com sede em Santos, no litoral paulista.

Contatos - (13) 3326-0509/3326-0639 e Whatsapp (13) 99123-2141.

E-mail: [email protected]

Jairo Sérgio de Abreu Campos - fundador / Humberto Iafullo Challoub - diretor de redação / Fernando De Maria dos Santos - diretor comercial/administrativo.

Atenção

Material jornalístico do Boqnews (textos, fotos, vídeos, etc) estão protegidos pela Lei de Direitos Autorais (Lei 9.610 de 1988). Proibida a reprodução sem autorização.

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.