A Secretaria da Saúde de São Vicente deu início na segunda-feira (22) à Campanha de Prevenção à Osteoporose, realizada no Centro Médico Martim Afonso (CMMA), que fica na Rua Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, nº 425, no Parque Bitaru. A ação segue até esta sexta-feira (26) e é destinada a mulheres com mais de 55 anos. A Campanha busca identificar a osteoporose por meio do teste de calcâneo, que é um procedimento simples que pode avaliar a condição da massa óssea do indivíduo por meio de uma leitura do calcanhar.
Após o exame, as pessoas que apresentarem resultados alterados serão avaliadas pelo reumatologista do Centro e, se necessário, serão realizados exames complementares que incluem dosagem de vitamina D, calcemia, calciuria e densitometria óssea.
Para participar, a pessoa deve ir até a Unidade Básica de Saúde mais próxima de casa, apresentar o Cartão SUS, documento de identidade com foto e informar que deseja aderir à Campanha. O agendamento também pode ser feito diretamente no CMMA, das 9 às 12 horas, e 13 às 16 horas.
Osteoporose
Doença que acomete mundialmente um em cada cinco homens e atinge uma em cada três mulheres. Hábitos saudáveis ajudam a afastar as chances do individuo desenvolver a osteoporose. Exercício físico, exposição diária ao sol de aproximadamente 20 minutos, além de evitar o tabagismo e bebidas alcoólicas. Ainda, alimentação rica em fontes de cálcio, como derivados do leite, frutas, verduras e grãos ajudam na prevenção e progressão da doença.