
Com a derrota, torcedores picharam o muro do estádio do Santos FC: namoro da torcida com o time por causa da conquista do Campeonato Paulista está no limite (Foto: Nando Santos)
Logo após a goleada sofrida para o Goiás por 4 a 1, na quarta-feira (8), no estádio Serra Dourada, em Goiânia, torcedores do Santos picharam o muro da Vila Belmiro.
“Raça; honrem o manto; amor ou terror, escolham”, foram as palavras pichadas no estádio, no trecho da Rua D. Pedro I, na Vila Belmiro.
Campeão paulista neste ano, o Santos ocupa a 17ª colocação no Campeonato Brasileiro com 10 pontos -tem três a menos do que o Internacional, primeiro clube fora da zona da degola.
A equipe, que perdeu as últimas quatro partidas, volta a campo no sábado (11), quando recebe o Figueirense, às 18h30.
Com a derrota para o Goiás, a situação do técnico Marcelo Fernandes fica praticamente insustentável. Ele deverá ser substituído por Dorival Júnior. Outros nomes especulados são Oswaldo de Oliveira, que já foi vetado neste ano, Alexandre Gallo e Doriva. Dorival, no entanto, tem a preferência da cúpula da diretoria santista.
Como foi o jogo
Um apagão nos primeiros 20 minutos da etapa final fez o Santos ser goleado por 4 a 1 pelo Goiás no estádio Serra Dourada, em Goiânia, pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro para um público de 1.829 torcedores. A renda foi uma das menores do Campeonato Brasileiro: R$ 50.925,00.
Sem Geuvânio, o técnico santista Marcelo Fernandes trocou o 4-3-3 pelo 4-4-2, em uma tentativa de tornar o meio-campo mais forte na criação e, ao mesmo tempo, deixar a defesa menos desprotegida.
A estratégia deu certo no início da partida e foi do alvinegro a primeira chance. Thiago Maia lançou Gabriel em velocidade e o camisa 10 ganhou do marcador na velocidade e bateu forte, mas Renan espalmou para a linha de fundo.
As melhores chances do Goiás vieram em duas conclusões do meio-campista Liniker, ambas defendidas pelo goleiro Vanderlei.
Na etapa final, o Santos pagou um preço alto para as constantes falhas defensivas. Com menos de 2min, Thiago Maia furou dentro da área e permitiu a Carlos Eduardo ficar com a bola. Na sequência, o volante Lucas Otávio cometeu pênalti ao derrubar o atacante do time goiano. Na cobrança, Felipe Menezes abriu o placar ao bater firme no canto direito de Vanderlei.
Quatro minutos depois, Diego Barbosa levantou a bola na área em cobrança de falta pela esquerda. A defesa foi incapaz de afastar e Fred pegou a sobra antes de finalizar no canto esquerdo para marcar o segundo.
O terceiro veio aos 13min, quando Thiago Maia errou na intermediária. Carlos Eduardo recuperou a bola e serviu Felipe Menezes na entrada da área. O meia bateu forte no canto direito e ampliou para os goianos.
O relógio marcava apenas 16min, quando Daniel Guedes perdeu para Bruno Henrique, que driblou Vanderlei e cruzou para Carlos Eduardo desviar para as redes de cabeça.
Com a vitória garantida, o alviverde se contentou em administrar a larga vantagem no restante da partida, diante de um Santos apático.
A chance dos paulistas descontarem veio aos 43min, após Neto Berola sofrer pênalti. Na cobrança, Ricardo Oliveira marcou o seu oitavo gol na competição.