O brasileiro Neymar, do Barcelona, está na relação dos dez concorrentes ao prêmio de melhor jogador da Europa na temporada 2014/2015, divulgado nesta quarta-feira (15) pela Uefa.
Artilheiro da Liga dos Campeões e da Copa do Rei, o atacante marcou 39 gols em jogos oficiais, sendo peça importante na conquista da “tríplice coroa” pelo clube catalão.
Os jogadores foram escolhidos após votação entre jornalistas das 54 federações da Uefa. Entre os rivais de Neymar estão o argentino Lionel Messi e o uruguaio Luis Suárez, companheiros do brasileiro no Barcelona.
A Juventus é a equipe com mais representantes no grupo, com cinco: Buffon, Pogba, Pirlo, Tévez e Vidal. Completam a lista o maior artilheiro da Europa na temporada e atual detentor do prêmio, Cristiano Ronaldo, do Real Madrid, e o meia belga Eden Hazard, do Chelsea.
Os três finalistas serão revelados em 12 de agosto. A escolha do vencedor acontecerá em nova votação, em 28 de agosto, durante o sorteio da fase de grupos da Liga dos Campeões de 2015/2016.
Problemas na Justiça
Sobre seu comportamento irritadiço ao longo da Copa América, que levou à sua suspensão por desentendimentos com atletas colombianos, ele disse que não teve relação alguma com os problemas que tem enfrentado com a Justiça espanhola. Ele é acusado pelo grupo DIS, que investiu em seus direitos econômicos, de corrupção privada e estelionato em razão de contratos simulados.
“Essa pergunta eu levo ela há dois anos. Isso (problema na Justiça) não me afetou. Foi uma grande temporada no Barcelona. Acho que são coisas extracampo e tem uma pessoa que toma conta disso que é meu pai e confio totalmente nele. Vamos resolver logo para que vocês parem de perguntar isso”, disse.