Dorival Jr. chegou e já tem a obrigação de mostrar serviço. Na sua volta ao Peixe, o treinador conseguiu uma vitória importante contra um rival direto na parte de baixo da tabela. O trunfo contra o Figueirense por 3×0 retratou uma mudança de postura no time, que jogou com uma garra que não era vista há algum tempo.
Mas apenas a vontade de ganhar não basta. O Campeonato Brasileiro não é fácil. Longe disso. O Santos vai precisar continuar evoluindo para sair da incômoda posição em que se encontra. E nada melhor do que vencer um clássico para embalar uma saída da zona de rebaixamento. A oportunidade é neste domingo (19), às 16 horas, em partida contra o Palmeiras, no Allianz Parque, com transmissão pelas TVs Globo e Bandeirantes.
Copa do Brasil
Independente do resultado do clássico, o Santos não pode negligenciar a Copa do Brasil. O torneio pode ser a chance de conquistar um título nacional na temporada e é um caminho mais rápido para se classificar para a Copa Libertadores da América. O jogo de volta da terceira fase da competição ocorre nesta quarta-feira (22) na Vila Belmiro. A partida de ida contra o Sport, de Recife, terminou em 2×1 para o time pernambucano.
Com isso, o alvinegro precisa de uma vitória simples por 1×0 contra o Leão da Ilha do Retiro para avançar para a fase oitavas-de-final da Copa do Brasil. Qualquer empate elimina o Santos. Se o Peixe sofrer um gol, precisa marcar dois para ir para os pênaltis ou três para vencer no tempo normal.
O problema é que o Sport tem feito uma boa temporada até aqui. Acima das expectativas, o time do Nordeste ocupa a 6ª posição do Brasileirão. E só perdeu a sua invencibilidade no torneio nacional depois de 13 rodadas.
Ao contrário do Santos, que passa por reformulações, o time pernambucano está bem estabelecido, pois conta com o técnico Eduardo Baptista, filho de Nelsinho Baptista. Ele é o treinador que está há mais tempo no cargo entre os clubes da Série A do Campeonato Brasileiro. Já são 16 meses no comando do Leão.
Velhos conhecidos
Ao acompanhar a partida de quarta-feira, o torcedor santista com certeza vai reconhecer muitas caras no time adversário. Isso porque o Sport abriga uma série de jogadores que tiveram passagens pela Vila Belmiro. É o caso da dupla de ataque Maikon Leite e André. Dois que tiveram bons momentos no Peixe.
Os principais nomes da defesa também vestiram a camisa do Santos. Durval e Rodrigo Mancha fizeram parte do time vitorioso da Era Neymar. Enquanto Eweton Páscoa teve uma ligeira passagem. Já Matheus Ferraz foi criado nas categorias de base. A partida contra o Sport será transmitida pelas TVs Globo e Bandeirantes