É fato que o Santos está na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. Mas, se a equipe santista mantiver a pegada nos próximos jogos, essa situação dura pouco. A última partida, contra o Sport, pela Copa do Brasil, evidenciou a evolução que coincidência ou não já ocorre desde a chegada de Dorival Júnior.
Mesmo na derrota diante do clássico contra o Palmeiras, o Peixe apresentou um bom futebol. A melhora foi endossada nas entrevistas de David Braz e Ricardo Oliveira após a partida.
No entanto, não dá para dizer que o Peixe está nadando num mar de rosas. Contra o Sport, falhas defensivas habituais voltaram a ocorrer e mesmo com o ótimo resultado, a ausência de Lucas Lima foi sentida. No jogo, Marquinhos Gabriel e Elano não conseguiram suprir o principal articulador do Peixe, que para muitos, em razão de seu futebol moderno, é um dos melhores camisas 10 do País.
Não dá para deixar de lado também que o time ainda precisa de reforços se quiser almejar mais do que um meio de tabela no campeonato nacional ou ir longe na Copa do Brasil.
Reforços
Com problemas financeiros e dificuldades em angariar patrocinadores, a vinda de reforços de peso ficaram complicadas. A janela de transferências europeia fechou e nada de Sandro, Edenílson ou Vargas. Por isso, o departamento de futebol busca novos jogadores na Série B e em mercados alternativos. Nos próximos dias, um pacotão deve ser anunciado.
Um nome que paira sobre a Vila Belmiro nos últimos dias é do velho conhecido Zé Love, atualmente sem contrato depois de rescindir com um clube da China. Outros nomes com chances de desembarcar na Vila Belmiro são os atacantes Kayke, do ABC-RN, e Leandro, do Palmeiras, que poderá vir por empréstimo.
Também foram sondados o lateral direito Helder, do Juventude, que disputa a série C, e o volante Moisés, que joga a B pelo Sampaio Correa, mas pode se transferir para o futebol japonês
Colocação
Algo que ajudaria o Santos a sair da parte de baixo da tabela seria criar o hábito de roubar pontos fora de seus domínios. Até agora, o Santos não venceu como visitante no Campeonato Brasileiro, fato que não ocorria com o Peixe desde o Brasileirão de 2012.