Astronautas comem pela primeira vez vegetais plantados no espaço | Boqnews
Foto: Divulgação
11 de agosto de 2015

Astronautas comem pela primeira vez vegetais plantados no espaço

A agência espacial americana não pretende criar nenhum latifúndio galáctico. O objetivo é que o cultivo de vegetais frescos seja complementar ao que normalmente já é usado nas missões espaciais: comida desidratada e embalada

A agência espacial americana não pretende criar nenhum latifúndio galáctico. O objetivo é que o cultivo de vegetais frescos seja complementar ao que normalmente já é usado nas missões espaciais: comida desidratada e embalada

Foi uma pequena mordida para o homem, mas uma grande refeição para a humanidade. Astronautas americanos a bordo da ISS (Estação Espacial Internacional) comeram, pela primeira vez na história, vegetais plantados e colhidos no espaço: algumas folhas de alface vermelha.

A salada espacial foi resultado de uma série de investimentos da Nasa para viabilizar a agricultura fora da Terra, já tendo em vista futuras missões tripuladas de longa duração, como a exploração de Marte.

A agência espacial americana não pretende criar nenhum latifúndio galáctico. O objetivo é que o cultivo de vegetais frescos seja complementar ao que normalmente já é usado nas missões espaciais: comida desidratada e embalada.

Os vegetais frescos seriam uma possibilidade de adicionar fibras e vitaminas às refeições, além de ajudarem os astronautas a quebrarem a monotonia do cardápio.

“Há evidências de que comidas frescas, como tomates, mirtilos e alface vermelha são uma boa fonte de antioxidantes. Ter alimentos frescos como esses disponíveis no espaço pode ter um impacto positivo no humor das pessoas, além de promover algum tipo de proteção contra a radiação no espaço”, diz Ray Wheeler, chefe da área de Atividades de Apoio à Vida no Centro Espacial Kennedy da Nasa.

Alexandra Whitmire, que pesquisa aspectos comportamentais também na Nasa, destaca que as atividades de jardinagem espacial também podem trazer benefícios psicológicos aos astronautas.

“Futuras missões espaciais poderão envolver entre quatro e seis membros vivendo em um espaço confinado por um longo período de tempo, com possibilidade de comunicação limitada”, diz Whitmire, que destaca que o cultivo de plantas pode ajudar no bem-estar dos viajantes.

 

Da Redação
Compartilhe:

Quem Somos

Boqnews.com é um dos produtos da Enfoque Jornal e Editora, que edita o Boqnews, jornal em circulação em Santos, no litoral paulista, desde 1986.

Fundado pelo jornalista Jairo Sérgio de Abreu Campos, o veículo passou a ser editado pela Enfoque desde 1993, cujos sócios são os jornalistas Humberto Challoub e Fernando De Maria dos Santos, ambos com larga experiência em veículos de comunicação e no setor acadêmico, formando centenas de gerações de jornalistas hoje atuando nos mais variados veículos do País e do exterior.

Seguindo os princípios que nortearam a origem do Jornal do Boqueirão nos anos 80 (depois Boqueirão News, sucedido pelo nome atual Boqnews) como veículo impresso, o grupo Enfoque mantém constante atualização com as novas tendências multimídias garantindo ampliação do leque de conteúdo para os mais variados públicos diversificando-o em novas plataformas, mas sem perder sua essência: a credibilidade na informação divulgada.

A qualidade do conteúdo oferecido está presente em todas as plataformas: do jornal impresso ou digital, dos programas na Boqnews TV, como o Jornal Enfoque - Manhã de Notícias, e na rádio Boqnews, expandido nas redes sociais.

Aliás, credibilidade conquistada também na realização e divulgação de pesquisas eleitorais, iniciadas em 1996, e que se transformaram em referência quanto aos resultados divulgados após a abertura das urnas.

Não é à toa que o slogan do Boqnews sintetiza o compromisso do grupo Enfoque com a qualidade da informação: Boqnews, credibilidade em todas as plataformas.

Expediente

Boqnews.com é parte integrante da Enfoque Jornal e Editora (CNPJ 08.627.628/0001-23), com sede em Santos, no litoral paulista.

Contatos - (13) 3326-0509/3326-0639 e Whatsapp (13) 99123-2141.

E-mail: [email protected]

Jairo Sérgio de Abreu Campos - fundador / Humberto Iafullo Challoub - diretor de redação / Fernando De Maria dos Santos - diretor comercial/administrativo.

Atenção

Material jornalístico do Boqnews (textos, fotos, vídeos, etc) estão protegidos pela Lei de Direitos Autorais (Lei 9.610 de 1988). Proibida a reprodução sem autorização.

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.