A fase mata-mata da Copa do Brasil começa nesta semana. Agora a coisa começa a ficar mais séria, pois times que disputaram a Copa Libertadores ingressaram no torneio. Os confrontos das oitavas-de-final foram marcados pelos clássicos regionais como Vasco e Flamengo e Santos e Corinthians.
No caso do derby paulista, o primeiro mando é do Peixe e apesar das tentativas do Santos em mandar o primeiro jogo na capital paulista para otimizar a sua renda ficou definido que o primeiro confronto ocorrerá mesmo na Vila Belmiro, nesta quarta-feira (19), às 22 horas. O jogo decisivo acontece na Arena Corinthians na quarta seguinte (26).
A partida, inédita na Copa do Brasil, é uma prova de fogo para Dorival & Cia. Afinal, é importante para o Santos a permanência na competição e a chance de salvar uma temporada que não apresente perspectivas animadoras.
Alçapão
Ainda que na Vila Belmiro a possibilidade de renda seja menor em estádios maiores, o retrospecto no alçapão alvinegro é favorável ao Peixe. São oito vitórias sobre o rival em 17 jogos, sendo a última em junho passado. Neste ano, foram 16 jogos na Vila, com apenas uma derrota para o Grêmio pelo Brasileirão. Fato que motiva os atletas e o técnico Dorival Jr, que já haviam manifestado a intenção de jogar perto da torcida aqui na Cidade.
A exemplo do Peixe, o Corinthians também só perdeu uma em sua Arena neste ano. Mas, se vale de alguma superstição, a derrota foi em um clássico. Só que para o Palmeiras em maio passado.
Regulamento
Como é praxe, os confrontos serão decididos em dois jogos. O primeiro fator de desempate será o número de gols marcados fora de casa, com a exceção do jogo entre Flamengo e Vasco porque as duas partidas serão disputadas no Maracanã. Para as partidas na fase de quartas-de final ocorrerá novo sorteio.