Museu do Café tem programação especial nesta semana | Boqnews
Foto: Divulgação

Consciência Negra

16 DE NOVEMBRO DE 2015

Siga-nos no Google Notícias!

Museu do Café tem programação especial nesta semana

A programação acontece entre os dias 19 e 21 de novembro e conta com mesa redonda, jogos educativos, contação de história e uma oficina de turbante

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

O Museu do Café, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, preparou uma programação especial para celebrar o dia da Consciência Negra. Neste ano, o museu oferece três dias de atividades para o público com atrações como mesa redonda, jogos educativos, contação de histórias e uma inédita oficina de turbante, em que os presentes participam de um bate-papo e na sequência aprendem na prática a criar seu próprio turbante. As atividades são gratuitas e acontecem entre os dias 19 e 21 de novembro.

A mesa redonda “Africanidades” abre a programação no dia 19, às 18h30 e conta com 20 vagas. A atividade é uma discussão sobre ações educativas que reforcem a importância cultural da história da África enquanto patrimônio material e imaterial da sociedade afrobrasileira. No dia seguinte, às 15h, acontece a sessão de jogos educativos “Redescobrir e brincar: Jogos Africanos”, que apresenta aos participantes brincadeiras originárias da África para participar com toda a família.

O último dia de atividades da programação da Consciência Negra no Museu do Café traz, às 14h, a contação de histórias “Um novo contar…”, que, de forma lúdica, aborda a literatura afrobrasileira infanto-juvenil, com foco na temática do café. Já às 15h acontece uma oficina de turbante, atração em que o público aprende técnicas para o uso do acessório a partir da troca de experiências e relatos dos participantes. Essas ações são limitadas a 20 vagas cada e as inscrições podem ser feitas pelos e-mails [email protected] e [email protected], respectivamente.

“Olhares e contos de matrizes africanas” é primeira ação do dia e tem início às 13h. A atividade consiste em uma contação de histórias baseada no livro “Betina”, da escritora Nilma Santos. Na sequência, os presentes participarão de um debate sobre a conscientização do cabelo e do corpo e, após o término do diálogo, os palestrantes ensinam ao público as técnicas de tranças jamaicanas.

O Museu do Café fica à rua XV de Novembro, 95, no Centro Histórico de Santos. Seu horário de funcionamento é de terça a sábado das 9h às 17h, e aos domingos entre 10h e 17h. Os ingressos para visitação custam R$ 6, estudantes e pessoas acima de 60 anos pagam meia-entrada. Aos sábados, a visitação é gratuita. Já a Cafeteria do Museu funciona de segunda a sábado das 9h às 18h, e aos domingos entre 10h e 18h. Outras informações estão disponíveis no site www.museudocafe.org.br.

Programação do dia da Consciência Negra

Mesa redonda “Africanidades”
Data: 19/11
Horário: 18h30
Vagas: 20 (não é necessário inscrição)

Sessão de jogos “Redescobrir e brincar: Jogos Africanos”
Data: 20/11
Horário: 15h

 

Contação de história “Um novo contar…”
Data: 21/11
Horário: 14h
Vagas: 20 | Inscrições: [email protected]

Oficina de turbante
Data: 21/11
Horário: 15h
Vagas: 20 | Inscrições: [email protected]

Local: Museu do Café}
Endereço: Rua XV de Novembro, 95 – Centro – Santos
Preço: Grátis

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.