Sobe para 1.248 casos suspeitos de bebês com microcefalia em 14 Estados | Boqnews
Foto: Divulgação
30 de novembro de 2015

Sobe para 1.248 casos suspeitos de bebês com microcefalia em 14 Estados

No sábado (28), após resultado de exames em um recém-nascido diagnosticado com a má-formação, o governo confirmou a relação com o vírus

No sábado (28), após resultado de exames em um recém-nascido diagnosticado com a má-formação, o governo confirmou a relação com o vírus

Em uma situação inédita, o país já registra 1.248 casos suspeitos de microcefalia, má-formação do cérebro que pode trazer sequelas ao desenvolvimento cognitivo e motor da criança. Os registros já ocorrem em 311 municípios de 14 Estados, segundo boletim atualizado do Ministério da Saúde divulgado nesta segunda-feira (30).

O avanço de casos tem surpreendido o governo e profissionais de saúde. Para comparação, na última semana, o boletim apontava 739 casos -um aumento de 68%. Segundo o Ministério da Saúde, o avanço na epidemia está ligado ao agente tido como causador da complicação em gestantes, o vírus zika, transmitido pelo mosquito Aedes aegypti.

No sábado (28), após resultado de exames em um recém-nascido diagnosticado com a má-formação, o governo confirmou a relação com o vírus. Antes, análise de amostras coletadas em gestantes já apontavam indícios da relação.

Entre os Estados, Pernambuco registra o maior número de casos, com 646 registros em investigação. Em seguida, estão Paraíba, com 248 ocorrências, Rio Grande do Norte, com 79, e Sergipe, com 77. Também já informam casos Alagoas (59), Bahia (37), Piauí (36), Ceará (25), Rio de Janeiro (13), Tocantins (12), Maranhão (12), Goiás (2), Mato Grosso do Sul (1) e Distrito Federal (1).

De acordo com o Ministério, todos os casos contabilizados no novo balanço se referem a recém-nascidos. Em alguns Estados, no entanto, já há grávidas com fetos foram diagnosticados com microcefalia ainda durante a gestação.

Além do avanço nos registros, o número de mortes de bebês em investigação também cresceu e já abrange sete casos em três Estados. Em um destes casos, o de um bebê no Ceará que morreu após o parto, análise de amostras de sangue e tecidos deram resultado positivo para o vírus zika.

Novos testes devem ser feitos para confirmar a relação com o vírus nos demais bebês. Segundo o diretor de Vigilância de Doenças Transmissíveis, Claudio Maierovitch, a confirmação deve mudar os registros que se conhecem sobre o zika vírus, que até então não era relacionado a complicações graves.

O resultado também aponta para um possível cenário de forte crescimento de casos de má-formação nos próximos meses, uma vez que já há confirmação de que o vírus zika circula em 18 Estados desde que foi identificado no país, em maio deste ano.

“Isso significa que conviveremos com esse problema por mais um tempo”, afirma o diretor. “Não há medida capaz de interromper abruptamente a circulação do Aedes aegypti e as doenças das quais ele é vetor.”

EXAMES

Maierovicth reforça que os casos são tidos como suspeitos e ainda dependem de exames para confirmação. Ele afirma que o governo deve estabelecer nesta semana, em conjunto com secretarias de saúde estaduais, novos critérios para classificação dos casos, de modo a acelerar a confirmação dos registros.

O parâmetro adotado pelo governo para casos suspeitos é de recém-nascidos em que o perímetro da cabeça é menor ou igual a 33 cm (em casos de partos não prematuros). Há situações, porém, em que esse parâmetro pode não estar relacionado ao quadro, verificado após exames. Casos confirmados da má-formação também devem passar por testagem para detectar o agente causador.

“Não significa que [todos os 1.248 casos] estejam associados ao zika. É possível que seja a ocorrência habitual de microcefalia nesses Estados”, afirma, em referência às situações em que a complicação é associada a outras doenças, como citomegalovírus e toxoplasmose, por exemplo.

IMPASSES

Ainda de acordo com o diretor, as tecnologias atualmente disponíveis não são capazes de impedir o avanço dos casos de microcefalia na atual escala com que têm sido observados.

O Ministério trabalha com os Estados na elaboração de um plano de ação emergencial. Também devem ser feitos novos protocolos de assistência em saúde para acompanhamento da evolução dos bebês.

Até lá, a pasta aconselha o reforço nas medidas de prevenção ao mosquito vetor, como eliminação de recipientes com água parada. Já gestantes devem usar repelentes (a pasta aconselha aqueles à base de DEET), usar mangas e calças compridas e evitar contato com pessoas com infecções.

Natália Cancian, Da Redação
Compartilhe:

Quem Somos

Boqnews.com é um dos produtos da Enfoque Jornal e Editora, que edita o Boqnews, jornal em circulação em Santos, no litoral paulista, desde 1986.

Fundado pelo jornalista Jairo Sérgio de Abreu Campos, o veículo passou a ser editado pela Enfoque desde 1993, cujos sócios são os jornalistas Humberto Challoub e Fernando De Maria dos Santos, ambos com larga experiência em veículos de comunicação e no setor acadêmico, formando centenas de gerações de jornalistas hoje atuando nos mais variados veículos do País e do exterior.

Seguindo os princípios que nortearam a origem do Jornal do Boqueirão nos anos 80 (depois Boqueirão News, sucedido pelo nome atual Boqnews) como veículo impresso, o grupo Enfoque mantém constante atualização com as novas tendências multimídias garantindo ampliação do leque de conteúdo para os mais variados públicos diversificando-o em novas plataformas, mas sem perder sua essência: a credibilidade na informação divulgada.

A qualidade do conteúdo oferecido está presente em todas as plataformas: do jornal impresso ou digital, dos programas na Boqnews TV, como o Jornal Enfoque - Manhã de Notícias, e na rádio Boqnews, expandido nas redes sociais.

Aliás, credibilidade conquistada também na realização e divulgação de pesquisas eleitorais, iniciadas em 1996, e que se transformaram em referência quanto aos resultados divulgados após a abertura das urnas.

Não é à toa que o slogan do Boqnews sintetiza o compromisso do grupo Enfoque com a qualidade da informação: Boqnews, credibilidade em todas as plataformas.

Expediente

Boqnews.com é parte integrante da Enfoque Jornal e Editora (CNPJ 08.627.628/0001-23), com sede em Santos, no litoral paulista.

Contatos - (13) 3326-0509/3326-0639 e Whatsapp (13) 99123-2141.

E-mail: [email protected]

Jairo Sérgio de Abreu Campos - fundador / Humberto Iafullo Challoub - diretor de redação / Fernando De Maria dos Santos - diretor comercial/administrativo.

Atenção

Material jornalístico do Boqnews (textos, fotos, vídeos, etc) estão protegidos pela Lei de Direitos Autorais (Lei 9.610 de 1988). Proibida a reprodução sem autorização.

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.