Oficinas culturais sedia primeiro Foto Arte de São Vicente | Boqnews
Foto: Divulgação

Programação

20 DE JANEIRO DE 2016

Siga-nos no Google Notícias!

Oficinas culturais sedia primeiro Foto Arte de São Vicente

A atividade acontece entre os dias 22 e 24 de janeiro

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Foto - FotoArteDentro da programação de aniversário da Cidade, acontece o 1º Foto Arte São Vicente entre os dias 22 e 24 de janeiro, nas Oficinas Culturais Professor Oswaldo Névola Filho (Rua Tenente Durval do Amaral, 72, Catiapoã), tendo toda sua programação gratuita. Trata-se de um evento organizado pela fotógrafa Lilian Teixeira, a Jolie, e conta com apoio da Secretaria da Cultura e patrocínio do Buffet Light House e Revela Photo Digital.

 

Fotografia Fine Art | Dia 22 | 19h

O que você sabe sobre fotografia Fine Art e tipos de impressão? É toda fotografia impressa em processos e materiais museulógicos? É qualquer fotografia feita em um trabalho pessoal e autoral? São fotografias bonitas? São fotografias selecionadas por uma curadoria especializada?

Essas e outras questões serão assunto do encontro com o fotógrafo André Monteiro. Formado em Publicidade e Propaganda, tem mais de metade da vida dedicada exclusivamente a fotografia e atua nas áreas de fotografia publicitária e corporativa, impressão fineart e locação de estúdio.

 

Mostra ‘Meu Mundo Preto e Branco’ | Dia 22 | 20h

Aberta no dia 22 (sexta-feira), às 20h30, a mostra ‘Meu Mundo Preto e Branco’ reduz a cena a tons e formas. Para Jolie “as cores muitas vezes distraem nosso olhar, e se tornam poluição visual. Com a ausência das cores paramos de buscar informações e passamos a enxergar além da cena. Começamos a sentir o momento retratado naquela fotografia como se estivéssemos ali”.

Jolie é fotógrafa profissional e empreendedora há 10 anos, tem a fotografia presente em sua vida desde os cinco anos de idade quando ganhou sua primeira câmera. Em paralelo a ocupação de fotógrafa em seu próprio estúdio fotográfico na cidade de Santos/SP, Jolie tem se dedicado expressivamente a fotografia autoral onde é especialista na fotografia de rua, que tem como principal foco o registro do cotidiano e acontecimentos no dia a dia das grandes metrópoles.

Jolie tem formação em Turismo, História da Arte e Fotografia. Participa de exposições nacionais e internacionais, já teve imagens premiadas pela National Geographic e foi vencedora do MAPA CULTURAL PAULISTA na cidade, acumulando menções em diversos festivais de fotografia.

 

Fotografia contemplativa | Dia 23 | 16h

“Acredito que a fotografia pode e deve estar presente no dia-a-dia, como trabalho, como expressão artística e como registro, e ainda como oportunidade para o relacionamento humano, para conhecimento e autoconhecimento”, diz o palestrante Yuri Bittar. Ele é fotógrafo, designer e historiador, mestre em ensino de ciências, criador da Fotocultura, onde leciona fotografia e realiza saídas fotográficas desde 2008, e atuante também como fotógrafo de rua e pesquisador (doutorado) em Fotografia Contemplativa e Mindfulness aplicada à saúde e qualidade de vida.

A partir da prática da Fotografia de Rua e da Fotografia Contemplativa (prática baseada na Atenção Plena, ou Meditação Mindfulness, e também conhecida como Miksang) busca registrar o cotidiano e encontrar a beleza nas coisas simples e comuns, através de uma atitude curiosa, aberta e não julgadora. O objetivo é, acima de tudo, obter mais qualidade de vida através da apreciação da vida.

 

Mostra ‘São Vicente que eu Vejo’ | Dia 23 | 18h30

A exposição ‘São Vicente que eu Vejo’ será aberta no dia 23 (sábado), às 18h30 e seguirá até 29 de janeiro. Trata-se do resultado de uma convocatória criada para reunir artistas locais para uma exposição que falará sobre a cidade de São Vicente. O tema escolhido tem por objetivo mostrar os diversos olhares sobre nosso município, enfatizando a beleza histórica e natural, mas também buscando o que cada participante vê na cidade.

Para Jolie, “existe beleza em todos os cantos da cidade, no velho, no novo e nós queremos ver”. Os fotógrafos Fabrício Costa e Roberto Konda foram convidados a participar da curadoria e escolherão as 15 melhores imagens participantes da exposição.

 

Direito autoral de fotos | Dia 24 | 14h

O responsável pelo bate-papo é Marcelo Pretto, advogado especialista em Direitos Autorais pela FGV (Fundação Getúlio Vargas). Pretto é professor de fotografia e consultor jurídico de fotógrafos em São Paulo e autor do módulo Direitos Autorais, Direito de Imagem e Direito de Fotografar.

 

Programação de aniversário

Mais de 25 atividades culturais, entre apresentações, exposições, oficinas e rodas de partilha, estão previstas para o mês de janeiro, quando São Vicente comemora seu 484º aniversário. As ações serão realizadas gratuitamente por artistas da cidade e da Baixada Santista com apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria da Cultura, e do Conselho Municipal de Políticas Culturais que colaborou na articulação desta programação.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.