Comemorando 470 anos, Santos é uma das cidades mais esportivas do país | Boqnews
Foto: Divulgação

Santos Esportiva

25 DE JANEIRO DE 2016

Siga-nos no Google Notícias!

Comemorando 470 anos, Santos é uma das cidades mais esportivas do país

Município foi considerado o mais esportivo do Brasil em um concurso realizado há 60 anos

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

maisesportiva1

As características geográficas santistas são os principais fatores que justificam a forte presença dos esportes por aqui

As características geográficas santistas são os principais fatores que justificam a forte presença dos esportes por aqui

Há muito tempo Santos tem um relacionamento sério com o esporte. Seja no mar, na areia da praia, nas quadras e ginásios espalhados pela Cidade ou nos gramados, práticas esportivas e atividades físicas fazem parte da paisagem santista. Essa característica, inclusive, foi reconhecida pelo título de Cidade mais esportiva do Brasil, conferido à cidade em 1955 por meio de um concurso nacional promovido pelo jornal e rádio Globo do Rio de Janeiro.

A façanha do primeiro lugar à frente do município de Mangaratiba, no Rio, foi possível graças ao jornalista Adriano Neiva da Motta e Silva, o De Vaney. À época, competiram os 2.373 municípios existentes na federação. “Ele foi o responsável pela inscrição de Santos e por reunir todos os dados que comprovavam o feito. O De Vaney já escrevia crônicas antes mesmo do concurso que falava da identificação de Santos com o esporte”, relembra o jornalista Ted Sartori, autor de um trabalho de conclusão de curso sobre a trajetória do jornalista.

As características geográficas santistas são os principais fatores que justificam a forte presença dos esportes por aqui, conforme explica o jornalista e escritor, membro do Instituto Histórico e Geográfico de Santos, Sérgio Willians.“Por ser uma cidade portuária, porta principal da entrada de imigrantes, Santos teve o privilégio de experimentar primeiro as atividades esportivas. Uma cidade com muitas colônias e grupos sociais, que se reuniam em clubes. O município sempre manteve a tradição de criar clubes sociais, que se tornaram esportivos”, explica. Além disso, o terreno plano e a praia contribuem para a prática das mais variadas atividades físicas.

Jogos Abertos

A tradição santista no âmbito esportivo também é reforçada pelos resultados obtidos ao longo da história dos Jogos Abertos do Interior. De acordo com informações reunidas pelo jornalista Sérgio Willians, a primeira conquista de Santos ocorreu em 1940.

Foi a primeira conquista de uma série expressiva de 15 títulos consecutivos (de 1940 a 1954). Além disso, são 13 vice-campeonatos. Santos é também a Cidade que mais sediou os Jogos Abertos do Interior. Foram em oito ocasiões (1946-1948-1951-1965-1987-2000-2003-2010).

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.