Produção de água volta à normalidade após acidente em Cubatão | Boqnews
Foto: Divulgação

Abastecimento

23 DE MARÇO DE 2016

Siga-nos no Google Notícias!

Produção de água volta à normalidade após acidente em Cubatão

Distribuição da água nas cidades de Santos, São Vicente e Cubatão voltará à normalidade até a madrugada, segundo a Sabesp.

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

 

ETA Cubatão precisou de intervenções para evitar que o derramamento de óleo chegasse à corrente que abastece Santos, São Vicente e Cubatão.

ETA Cubatão precisou de intervenções para evitar que o derramamento de óleo chegasse à corrente que abastece Santos, São Vicente e Cubatão. (Foto: Divulgação)

A produção de água na Estação de Tratamento de Água (ETA) Cubatão foi normalizada durante a tarde desta quarta-feira (23), após vazamento de óleo da Transpetro, no Rio Cubatão, na noite de ontem (22). A ocorrência forçou a redução temporária no volume de água tratada pelo sistema.

A medida foi tomada preventivamente e acabou reduzindo a pressão do fornecimento às cidades de Santos, São Vicente e Cubatão. Por este motivo, a companhia solicitou aos moradores dos municípios envolvidos que utilizassem de forma moderada a água armazenada nos reservatórios internos (caixas d’água), para que não sentissem os reflexos no consumo interno das residências.

Com a normalização na produção da ETA, o fornecimento já está sendo retomado gradativamente aos bairros e a distribuição deve se restabelecer totalmente durante a madrugada desta quinta-feira (24).

Técnicos da companhia seguem monitorando a situação do rio em conjunto com a CETESB e a empresa responsável pelo vazamento.

Emergências pelos números da Central de Atendimento 24 horas – 195 ou 0800 055 0195. A ligação é gratuita.

Como foi

Um vazamento de óleo afetou parte do Rio Cubatão durante a noite da terça-feira (22). O material, segundo a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cestesb), é proveniente do Terminal da Petrobras, Transpetro, localizado às margens do manancial, que fornece água à Estação de Tratamento de Água (ETA) Cubatão. Em nota, a Sabesp explicou que, por conta do ocorrido, precisou reduzir preventivamente a produção de água no sistema.

A medida foi tomada para preservar a qualidade da água distribuída à população e a integridade dos equipamentos da estação, que é responsável por quase 50% da água produzida na região.

Barreiras absorventes foram instaladas logo após a ocorrência para que o produto não se alastrasse e técnicos da companhia passaram a monitorar  a situação do rio.

 

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.