Paraguai | Boqnews

Opiniões

14 DE ABRIL DE 2016

Paraguai

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Paraguai:

Nome Oficial                                    –        República do Paraguai

Capital                                             –        Assunção

Idioma                                             –        Espanhol  e  Guarani.

Moeda                                              –        Guarani

Área                                                 –        406.752 km2

Principais atividades econômicas      –        O Paraguai possui uma das economias mais fracas da América do Sul. É muito dependente do comércio informal de bens de consumo importados para os países vizinhos (Brasil, Argentina e Uruguai).  Existem milhares de microempresários e trabalhadores ambulantes de rua, principalmente em Ciudad del Este (na fronteira com o Brasil).  A indústria paraguaia é fraca e pouco diversificada.   Parte significativa do orçamento paraguaio é derivado da energia elétrica excedente que o país exporta para o Brasil, através da Usina Hidrelétrica de Itaipú (usina binacional).

 

O país também é muito dependente da agricultura, que corresponde a quase 50% do PIB paraguaio.   O principal produto exportado é a soja.    Logo, fica muito dependente das exportações desta commoditie.

 

Os dois principais problemas para o avanço econômico do Paraguai é o alto grau de informalidade da economia e a falta de investimentos em infraestrutura.

 

 

Curiosidades                                     –       Os primeiros colonos chegaram no Paraguai no início do século XVI.    Assunção, a capital do Paraguai, foi fundada em 15 de agosto de 1537, imediatamente se tornou o centro de uma província nas colônias espanholas na América do Sul, conhecida como a  “Província Gigante das Índias”.

Em 15 de maio de 1811, o Paraguai declarou a sua independência da Espanha, sem luta ou guerra.    Dr. José Gaspar García Rodríguez de França, mais conhecido como “doutor França”, ou “Supremo”, governou o país até sua morte, ocorrida em 1840.

Em 1862, Francisco Solano López, filho de Carlos Antonio López, assumiu a presidência do Paraguai.  A nação conseguiu um alto grau de desenvolvimento econômico, atingindo status de potência regional no continente.    Visando expandir seu comércio, o país entrou em guerra contra o Brasil, Argentina e Uruguai, na busca de obtenção de territórios que possuíssem saída para o mar.      Esse conflito ficou conhecido como Guerra do Paraguai, e se estendeu durante os anos de 1865 a 1870.    No entanto, as consequências desse conflito para os paraguaios foram extremamente negativas, pois o país foi derrotado, tendo aproximadamente 50% da sua população morta, destruição da infraestrutura, além de perdas territoriais, fatos que prejudicaram – e ainda prejudicam – o desenvolvimento econômico do país.

Outro conflito envolvendo o Paraguai foi a Guerra do Chaco (1932 – 1935), que foi travada contra a Bolívia por disputa territorial da região do Chaco Boreal, pois foi descoberto petróleo nessa área.      Nessa ocasião, o Paraguai saiu “vencedor” e conquistou cerca de 75% da região disputada.bandeira-paraguai

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.