
Quanto mais candidatos de olho no Paço Municipal, maiores as chances de quem já está no poder. Foto: Anderson Bianchi/PMS-Secor
A cada semana que passa, cresce o número de pré-candidatos que disputarão as eleições municipais. Agora, será o professor universitário Hélio Hallite, que sairá pelo PRTB, partido que teve o ex-vereador e presidente da Câmara, José Marques de Almeida, o Jama, como candidato em 2012, quando obteve 1.120 votos. O excesso de candidatos poderia ser um problema para o prefeito Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), que tentará a reeleição.
Na prática, porém, quantos mais candidatos de oposição existirem, maiores serão as chances dos votos se dividirem, fortalecendo ainda mais a possibilidade da vitória de Barbosa no primeiro turno, repetindo o que ocorrera em 2012, um feito inédito para um prefeito.
Assim, calculam analistas políticos, o excesso de candidaturas beneficiará quem já está no poder. Ainda mais em uma eleição de tiro curto, com prazo diminuído de 90 para 45 dias. A conferir.
Deixe um comentário