Deixar passar em branco o Dia dos Namorados pode ser um erro “fatal”. Talvez, por conta disso, muitos comerciantes de São Vicente não estão tão pessimistas para a data diante da recessão que atinge o País. De acordo com pesquisa realizada pela Associação Comercial de São Vicente (ACIESV), 47% dos entrevistados esperam crescer 5%, em relação ao ano passado, e 32% acreditam em um aumento de 10% nas vendas.
Por outro lado, o restante dos entrevistados avalia que os números devem ser negativos. Para a presidente da ACIESV, Regina do Carmo, a tradição do comércio vicentino e a criatividade dos empresários podem fazer a diferença nesta hora.
“O Dia dos Namorados é uma ótima data para o varejo. São Vicente não deve sentir tanto a dificuldade que o país vive, porque nosso comércio é rico em opções e atrai o público de outras cidades da Baixada Santista”, salienta.
Presentes
Em relação aos valores por presente, 53% dos comerciantes entrevistados disseram que deverão ficar na faixa dos 100 reais e 44% acham que o valor do ticket médio para a data comemorativa será de 50 reais.
Os números se aproximam bastante dos consumidores entrevistados, já que 55% pretendem gastar 100 reais com o companheiro. Outros 15% disseram que irão desembolsar cerca de 30 reais e 5% investirão 50 reais com a amada ou amado.
Dentre os destaques de presentes estão as roupas e calçados. Dos clientes entrevistados, 67% vão comprar algo destas categorias. Os produtos eletrônicos e os comestíveis estão no segundo lugar da lista, com 17% cada, entre as preferências dos consumidores. Já os artigos de estética e beleza ficaram com somente 10%.
A forma de pagamento para este ano tem como destaque os cartões de crédito, com 83%, segundo os namorados que responderam às perguntas da pesquisa, realizada no centro de São Vicente, na segunda quinzena do mês de maio.