Junho tem uma cor e esta é o vermelho, representando o sangue e a vida. A campanha deste mês tem como objetivo incentivar a doação de sangue em todo Brasil, para que os estoques nos municípios não fiquem em baixa. Para salientar ainda mais esta necessidade, nesta terça-feira (14) celebra-se o Dia Mundial do Doador de Sangue.
No hemocentro do Hospital Guilherme Álvaro, – que atende pacientes da Baixada Santista e do Vale do Ribeira – em junho e em julho o estoque tem redução de 30%. Segundo a assistente social e responsável pelo recrutamento de doadores de sangue do Hospital, Tânia Vianna, isto acontece por conta das férias e também das baixas temperaturas.
>Doações de sangue precisam aumentar em mais da metade dos países
Em contrapartida, por serem meses marcados pelo período de férias, Tânia ressalta que nesta época existe alta necessidade de doações. “Nosso estoque está precisando aumentar!”, enfatiza.
O Hospital Guilherme Álvaro, assim como os outros hospitais da cidade, geralmente precisam de sangue do tipo negativo, principalmente O -, que por ser universal pode contribuir para pacientes de outros tipos sanguíneos.