
Vista panorâmica da pequena Passa Quatro. Ao fundo a Paróquia São Sebastião, um ponto turístico importante da cidade
A Serra da Mantiqueira é uma região incrível a quem gosta de viajar para descansar e desbravar a natureza. A cadeia montanhosa se estende por três estados brasileiros: São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Entre as cidades mineiras, a pequena Passa Quatro merece destaque pela sua estrutura formidável e atrativos turísticos que remetem às épocas antigas.
Passear pelas ruas de Passa Quatro é como ler um livro de história. Parece que a cidade parou no tempo. Muitas casas ainda mantém sua estrutura colonial do século XVII – algumas delas tombadas -, deixando a cidade ainda mais charmosa e com características únicas e marcantes.
A Paróquia São Sebastião, criada em 1868, sempre foi um ponto de referência. Por mais que já tenha passado por grandes reformas, suas características sempre foram respeitadas.
Porém, o principal atrativo da cidade é a Maria Fumaça da marca Baldwin, de 1929. Apelidada de Trem da Mantiqueira, ela percorre um trecho de 12 km da Serra da Mantiqueira. De acordo com o site dedicado ao turismo de Passa Quatro, uma das paradas mais importantes do trem é na estação do Manacá, possibilitando aos turistas compras de artigos típicos da região.
Onde comer?
A gastronomia também é um ponte forte da região, já que os hotéis e as pousadas oferecem pratos tipicamente mineiros. Alguns restaurantes da região também investem nas características da culinária do estado, como é o caso do Rancho Pé de Pano.
Além dos iguarias mineiras oferecidas, a estrutura rústica e simples atrai turistas que buscam desfrutar das características de Passa Quatro.