Em entrevista ao jornalista Francisco La Scala Jr, no Jornal Enfoque, o prefeito de Santos Paulo Alexandre Barbosa fala sobre sua reeleição e os principais projetos para a próxima gestão. Ele também esclarece como pretende lidar com os compromissos básicos do município, mesmo diante da crise econômica no Brasil.
Segundo Paulo Alexandre, manter a situação econômica da prefeitura estável é o maior desafio dos próximos quatro anos. “Para que isso ocorra nós vamos seguir nosso programa de ajuste. Quando assumi a prefeitura em 2013, nós criamos um programa denominado Eficiência Total, com o objetivo de reduzir as despesas da máquina, de custeio, funcionalismo, para que a gente pudesse ter a capacidade de investir. Vamos dar sequência a isso. Vamos continuar enxugando a máquina pública”, destaca.
O prefeito ressalta que o foco será especialmente nas empresas da prefeitura, como a Prodesan, Cohab e a CET. “Elas serão nosso foco principal nesses próximos quatro anos para que a gente possa promover um enxugamento, diminuindo as despesas da prefeitura. Na administração direta vamos seguir esse ajuste da máquina para que a gente tenha condições de honrar os compromissos e atravessar esse momento de crise”.
Como foi noticiado na Coluna 3, do jornalista Jairo Sergio de Abreu na edição 1120 do Boqnews, a situação financeira dos cofres municiais em 2017 estará ainda mais delicada do que quando ele assumiu em 2013.
Segundo os balanços publicados no Diário Oficial, a dívida consolidada do Município passou de R$ 107 milhões em dezembro de 2014 para R$ 389 milhões até agosto – um crescimento expressivo de 263%.
Confira a entrevista completa: