8 Poetas: Poesia ao Infinito | Boqnews
Foto: Divulgação Antologia 8 Poetas: Poesia ao Infinito

Literatura

04 DE FEVEREIRO DE 2020

Siga-nos no Google Notícias!

8 Poetas: Poesia ao Infinito

Criado a partir de poetas da Baixada Santista que publicam na Revista Mirante, antologia organizada por Valdir Alvarenga será lançada neste sábado (8)

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Sob o auspicioso símbolo do número 8, a Revista Mirante ganha uma nova forma com o lançamento da antologia.

Criada por Valdir Alvarenga e Luiz Antonio Canuto a partir da edição número 0, a Mirante — hoje com 37 anos — publicou, sempre de forma independente, as criações artísticas de escritores, críticos, fotógrafos, ilustradores e todo tipo de artistas no Brasil e no exterior.

Bem como textos com informações desconhecidas sobre escritores consagrados. Ou mesmo resgates de escritores e artistas já falecidos e esquecidos pelo interesse geral.

Além disso a publicação, que revelou muitos talentos da escrita, gerou uma história impressa. Esta, agora, ganha o formato tradicional do livro — um sonho antigo.

“Conheci uma dama chamada poesia e, julgando-me poeta, entrando na adolescência, acalentei meu primeiro real sonho na vida: publicar um livro com meus poemas”, conta Valdir.

“Nutri-o dentro de mim, tempo passou e esse desejo/ sonho acabou se concretizando graças à minha passagem/convívio com o Grupo Picaré, movimento literário independente que ocorreu em Santos nos anos 80.”

Projeto

Passadas trinta décadas, Valdir organizou um novo sonho: uma antologia que reúne textos seus e dos poetas Benilson Toniolo; Carlos Roque; Irene Estrela Bulhões; Marcos Pereira; Maria José Goldschmidt; Natan Alencar e Vladir Lemos, alguns dos que colaboram regularmente com a Revista Mirante há muitos anos.

Assim, somando esforços e recursos dos autores, coube à produtora cultural Signos Possíveis a realização do projeto e a transformação do sonho em livro.

“Eu também sou colaboradora da Revista Mirante e sempre achei incrível o trabalho de resgate da memória cultural e revelação de novos talentos que a publicação proporciona”, ressalta Madeleine Alves, responsável pela produtora.

“Esse, inclusive, foi um dos motivos para realização do documentário Pescadores de Palavras que, dentre outros relatos que envolvem a história da literatura independente santista, conta a história da Mirante. Foi uma grata surpresa realizar este sonho de Valdir, compartilhado pelos outros escritores, possível graças a uma equipe que, além de competente, conhece e admira não só a trajetória da Revista mas as iniciativas culturais de Valdir Alvarenga, que revelaram tantos e tantos escritores e artistas. Como eu mesma, por exemplo.”

 

Antologia 8 Poetas: Poesia ao Infinito

Foto: Divulgação

Detalhes

Cada um dos poetas tem um capítulo reservado para si, com oito poemas publicados.

Neles, podemos perceber a visão de mundo de cada um; suas relações com Santos; com a sociedade; com a natureza; com o amor e com as pessoas.

Em comum, todos têm uma alta qualidade poética e a relação com o infinito — expresso pelo Oito Deitado — que é a proposta da publicação.

“Aprendi que, para podermos materializar nossos sonhos, dependemos de outras pessoas.”, declara Valdir. “E, no caso desta Antologia/Sonho realizado, ela surgiu graças à Madeleine Alves, que, pelo jeito, adora ajudar os outros a realizarem seus sonhos. Que venham outros sonhos e que Madeleine possa tornar visível seus próprios sonhos e a dos outros também.”

Para o lançamento, foram impressos alguns exemplares sob demanda. Eles podem ser reservados antes do lançamento com a produtora Signos Possíveis, por meio de suas redes sociais (Facebook / Instagram). Ou, ainda, comprados no dia do evento.

Posteriormente, após o lançamento, podem ser adquiridos entrando em contato com a Signos Possíveis.

 

Antologia 8 Poetas: Poesia ao Infinito

Foto: Divulgação

Serviço

Recomendação:

Livre

Local:

Vem Lá da Roça (Rua Oswaldo Cruz, n.º 322-A – Boqueirão)

Sessão:

Sábado (8) às 20h

Ingresso:

Gratuito

Informações:

Facebook e Instagram

Próximos eventos

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.