APOLGBT tem semana para mandar preconceito de volta ao armário em Santos | Boqnews
Foto: Divulgação/APOLGBT Santos

Agende-se

29 DE SETEMBRO DE 2023

APOLGBT tem semana para mandar preconceito de volta ao armário em Santos

Programação gratuita começa no domingo (1º) e termina com a 6ª Parada do Orgulho LGBT, no dia 8

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Uma semana voltada a discutir políticas públicas e a visibilidade LGBTQIAPN+ na sociedade, com uma série de eventos esportivos e culturais para dar destaque ao assunto.

Trata-se das atividades realizadas dentro da 12° Semana Municipal da Diversidade Sexual.

Sendo assim, que acontece de 1 a 8 de outubro, em Santos. E tem como tema principal “Um governo para todes – Políticas sociais e representatividade LGBT na sociedade”.

Dessa maneira, a Associação da Parada do Orgulho LGBT (APOLGBT Santos) é organizadora de diversos eventos dentro da Semana. E conta com uma programação especial gratuita durante todos os dias.

“Queremos respeito, políticas públicas e visibilidade. O evento ajuda na reflexão de toda a sociedade para que a gente viva em uma Santos mais inclusiva, diversa e para todes”, afirma a presidente da APOLGBT de Santos e integrante do Conselho de Políticas LGBT (ConLGBT) de Santos, Daisy Eastwood.

Contudo, a primeira atividade destina-se aos esportes. No domingo (1o), no Ginásio do Sesc Santos, acontecem os Jogos da Diversidade.

Portanto, com dinâmicas esportivas cooperativas, como o volençol e paraquedas, torneio de queimada. Além de aulas e apresentações de dança. “Essa é uma oportunidade de integração entre o público, que pode chegar na hora. E se inscrever para participar das competições e da dança”, explica o produtor dos Jogos, André Dalben. As atividades terão condução por profissionais de educação física da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e do setor físico esportivo do Sesc Santos. De quarta (4) a sexta-feira (6), o auditório do Sesc Santos também será palco de uma série de debates sobre as questões importantes do cenário LGBTQIA+.

DiversaFeira

Outra novidade desta edição do evento é a 1° Feira da Diversidade – DiversaFeira.

Dessa forma, que reúne 13 expositores da Baixada Santista que foram selecionados por meio de chamamento público nas redes da APOLGBT. “A ideia é dar espaço e visibilidade para pequenos empreendedores, divulgando seu trabalho. E criando uma rede de empreendedorismo LGBTQIAPN+ na região”, explica o diretor de Relações Institucionais da APOLGBT de Santos e vice-presidente do ConLGBT, Eduardo Ferreira.

Além disso, a DiversaFeira acontece na Estação Cidadania e, além dos expositores, conta com rodas de conversas, palestras, ato inter-religioso e uma oficina de costura para customização de camisetas e adereços para a Parada do Orgulho LGBT de Santos.

Parada LGBT

No domingo, encerrando a programação, acontece a 6° edição da Parada do Orgulho LGBT de Santos, na Praça Mauá, no Centro. Ao todo 24 artistas se apresentarão, entre drags, músicos, performers e DJs.

Portanto, a apresentação terá realização pelas dragqueens da Baixada Santista, Ariella e Magenta.

Este ano, haverão homenagens para as artistas Zelda Scott, Tila Rios e Barbra Ruan com o Prêmio Parada do Orgulho LGBT de Santos pela trajetória e carreira.

Desse modo, o evento conta com a produção de Daisy Eastwood, Eduardo Ferreira, Flávia Bianco, Léo Guedes, Gaspar Lourenço, Danny Stazack e Gabriel Franciscone e apoio do Hospital Ana Costa, Orvalho Filmes, Prefeitura de Santos – por intermédio da Secretaria de Cultura de Santos e da Coordenadoria da Diversidade (Codiver), ligada à Secretaria da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos (Semulher) – e ConLGBT Santos, emendas parlamentares dos vereadores Fabrício Cardoso, Telma de Souza, Débora Camilo, Sérgio Santana e Chico Nogueira, além de recursos do edital Mais Orgulho, da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo.

Sobre a APOLGBT

A Associação da Parada do Orgulho LGBT de Santos foi fundada em 2021, como uma organização da sociedade civil com objetivos voltados à promoção de atividades e finalidades de relevância pública e social, a luta pela garantia de visibilidade e dos direitos civis e para fins de defesa e representação legal dos interesses coletivos e individuais de lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transgêneros e quaisquer outras orientações sexuais, identidades ou expressões de gênero.

É filiada à InterPride (Associação Internacional de Organizadores de Eventos do Orgulho de Gays, Lésbicas, Bissexuais e Transgêneros) e sua missão é lutar por uma sociedade mais justa e inclusiva, que reconheça direitos iguais para todos.

Além disso, confira a programação da APOLGBT dentro da Semana da Diversidade Sexual no site da Prefeitura de Santos.

Sendo assim, os convidados de hoje do Jornal Enfoque, Flávia Bianco e Eduardo Ferreira, falaram sobre a programação da 12ª Semana. Confira a entrevista:

Próximos eventos

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.