Exposição

Arquiteturas imaginárias de Renata Salgado

A exposição será inaugurada no dia 05 de outubro, das 15h às 18h

20 de setembro de 2019 - 09:51

Da Redação

Compartilhe

Não é de hoje que a arquitetura é instrumento de inspiração para artistas.

Na série “Cárcere de Invenção” (Carceri d’Invenzione), o artista e arquiteto italiano Giovanni Battista Piranesi (1720-1778), criou prisões imaginárias no interior de enormes subterrâneos que são ao mesmo tempo labirínticas e oníricas.

Renata Salgado também é arquiteta e artista plástica de formação e em suas gravuras percebemos o diálogo preciso entre a arte e a arquitetura, entretanto de maneira diversa de Piranesi suas gravuras sugerem estruturas mentais em fragmentos precisos de linhas e ângulos.

O processo criativo de Renata começa a partir de fotos, feitas pela própria artista de estruturas produzidas pelo homem.

A arquitetura, sua beleza ou sua falta, o caos, as linhas, tem uma grande influência em seu trabalho, sua fonte de inspiração.

Apesar de seu processo criativo partir de estruturas arquitetônicas reais, nas gravuras encontramos imagens abstratas, que pouco ou nada revelam sua origem.

Suas obras são construções de novas arquiteturas imaginárias.

Além das gravuras Renata também desenvolve livros de artista, onde mais uma vez elementos construtivos como linhas são materializadas em lápis e até metal.

Na individual “arquiteturas imaginárias” o público poderá apreciar os livros de artistas de Renata Salgado e suas gravuras em técnicas de metal e relevo.

A exposição será inaugurada no dia 05 de outubro, das 15h às 18h.

No dia da inauguração às 16h a artista fará um bate papo com o público presente falando sobre seu universo de criação na construção de seus trabalhos.

 

Gratuito. 

ONDE: GRAVURAR – Espaço gráfico

Rua Anhanguera, nº 18, Vila Mathias – Santos / SP

QUANDO:

A exposição será inaugurada no dia 05 de outubro, das 15h às 18h.

A mostra permanece aberta até 22 de novembro de 2019 de terça à sexta-feira das 14h00 às 17h30.