A memória afetiva da música instrumental em Santos se confunde com a história de absoluta dedicação à arte do duo que neste ano completa 25 anos de carreira, tocando de forma conjunta e ininterrupta.
O Choro de Bolso, patrimônio da cultura da cidade, formado pelo violonista Marcos Canduta e a flautista Débora Gozzoli está em estado de graça com as bodas de prata! E o público pode se preparar para um semestre repleto de atividades comemorativas, com o melhor da música instrumental espalhado por todos os cantos da Cidade.
Para abrir o calendário festivo, nada mais nada menos, do que um show especial com a obra de Chico Buarque no Santos Jazz Festival, o maior festival de música do litoral. E o melhor: gratuito! Na sexta-feira, dia 26, às 20h30, no Arcos do Valongo – Centro Histórico.
Homenagem a Chico Buarque
O Choro de Bolso foi escolhido pela curadoria do festival para apresentar a obra de Chico Buarque, que no último junho completou 80 anos. No palco estarão acompanhados por Danilo Oliveira, no baixo, e Fabiano Guedes, na bateria.
A voz melódica e inconfundível do cantor Conrado Pouza garantirá toque ímpar a um espetáculo que promete emocionar a todos, passeando tanto pela música canção quanto pela música instrumental.
Se promete ser emocionante para o público, uma coisa é certa: já está sendo para os músicos. “Eu não me conheço sem pensar em Chico. São com as audições dos LPs dele, em casa, com a família reunida, que tenho lembranças de infância”, confidencia Débora. Canduta garante que o show traz muito mais do que o grande compositor. “Chico é pra mim o maior compositor vivo deste País. É o cara das letras, do dom das palavras. Mas é o lado melódico, a harmonia, o sofisticamento deste músico que queremos trazer pra esse show”. E só pra dar um gostinho, adianta dois clássicos que estão no repertório: João e Maria e Partido Alto.
Calendário festivo
Canduta e Débora escreveram uma carreira sólida unindo, com charme e leveza, música erudita e popular e levando a música instrumental para o cotidiano do público. No currículo autoral possuem três álbuns e o quarto, em parceria com Julinho Bittecounrt, será lançado ainda neste ano.
Gravaram trabalhos com ícones, com os premiados pianista André Mehari e duo de violões Siqueira Lima, e já foram gravados por músicos do calibre de Zeca Baleiro, entre outros.
Há 20 anos, ao entardecer de sexta-feira, levam arte pura à calçada em frente à livraria Realejo, no coração do Gonzaga. Há 16 se apresentam no restaurante Tasca do Porto, no Centro Histórico. Ambos lugares, de público cativo dos artistas não podiam ficar de fora. Para eles está reservada a programação do mês do aniversário: setembro.
Dia 6 (sexta-feira), às 20 horas, na Realejo, e dia 11 (quarta-feira), às 20 horas, um jantar musical no Tasca.
Nas duas ocasiões vão receber a canja dos amigos músicos com os quais dividiram palco nestes 25 anos! E o calendário tem mais.
No dia 8 de novembro, mais uma vez na Realejo, data em que completam 20 anos de casa. Tem também Sesc em dose dupla: na cidade de Bertioga, onde, aliás, tocaram oficialmente juntos pela primeira vez, se apresentarão nos dias 3, 4, 10 e 17 de agosto.
Na unidade de Santos será no dia 11 de dezembro. As informações detalhadas terão divulgação em breve no portal do Sesc na internet. Acompanhe também as novidades no Instagram: @chorodebolso
Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.