Cinema

Cineme-se

11ª edição do Festival da Experiência do Cinema celebra 90 anos da atriz Fernanda Montenegro, 70 do cineasta Pedro Almodóvar e 20 anos do Cineclube Lanterna Mágica Unisanta

13 de novembro de 2019 - 16:53

Da Redação

Compartilhe

cineme-se 2019

Mais do que ver, o espectador poderá degustar com todos os sentidos a programação da 11ª edição do Cineme-se – Festival da Experiência do Cinema.

São 15 anos de realizações independentes e sempre buscando expandir seu formato.

Assim, para celebrar os 20 anos de Cineclube Lanterna Mágica, da Unisanta, os 90 anos da atriz Fernanda Montenegro e os 70 anos do cineasta Pedro Almodóvar, o tema desta edição é sobre o “Movimento no cinema através dos saberes e sabores do feminino”.

Entre as novidades desta edição está a abertura com a exibição do belo documentário “Alma Imoral”, de Sílvio Tendler (Brasil, 2019).

Na ocasião, haverá presença do rabino e escritor Nilton Bonder, autor do livro que deu origem à peça de teatro e ao filme, para uma conversa com o público logo após a exibição.

A abertura será no Teatro do Sesc Santos, em 21 de novembro, às 19h. A entrada é gratuita, mas será necessário retirar o ingresso duas horas antes da sessão de abertura do Festival.

A programação cine imersiva seguirá degustando Almodóvar em noite de tapas e sangria; workshop sobre suas cores; sessões para crianças e deficientes visuais; um café da tarde sobre as cidades nos filmes do cineasta.

Além disso, no encerramento acontecerá um passeio cultural cine afetivo, no Centro de São Paulo.

Confira a programação completa e participe com seus afetos e sua vontade de degustar cinema.

Programação em dois lugares

Pelo segundo ano consecutivo, o Cineme-se acontecerá em duas cidades, nos dias 21 e 22 em Santos. Posteriormente, em 22 e 24 de novembro em São Paulo/SP.

Esta ação propõe construir uma ponte cine imersiva entre o mar e a metrópole.

O Festival tem como foco, a experiência do cinema, e realiza uma mistura entre o audiovisual imersivo, a gastronomia e a cidade criativa.

Trabalha a partir de um conceito colaborativo, construído por meio de visões coletivas de todos os níveis, do roteirista ao espectador.

Criado em 2004 em Santos, com objetivo de estimular a experimentação de realizadores da imagem em movimento e a formação de novas plateias para as múltiplas possibilidades de se fazer cinema expandido, dessa forma promover um maior intercâmbio entre realizadores, pensadores e o espectador, para criarem um espaço de construção de sentidos, de investigação e de novas realidades.

O Cineme-se é realizado pela Ricci Filmes – Produtora da Experiência do Cinema; com inciativa e curadoria do jornalista e cineasta Eduardo Ricci. Co-realização do Cineclube Lanterna Mágica e LabCine, da Unisanta.

Apoio Cultural da Universidade Santa Cecília; Sesc Santos; Locadora Vídeo Paradiso; Restaurante Espanhol Sabores da Terra; IPS Consultoria; Sistema Santa Cecília de Comunicação; Elo Comapany Distribuição Audiovisual e Fórum da Cidadania de Santos.

 

cineme-se 2019

Foto: Divulgação

Destaques

21/11 – Abertura > Santos – 19h – Teatro do Sesc – Gratuito

Filme: Alma Imoral, de Sílvio Tendler
Sinopse: Com depoimentos de nomes como o linguista e filósofo Noam Chomsky, rabinos gays e ex-soldados israelenses e palestinos que são críticos da política sionista israelense, o filme aborda a ideia do rabino Nilton Bonder, que dá nome a seu livro e ao longa.
Convidado: Nilton Bonder (escritor)
Inscrição: Retirada do ingresso 2 horas antes da sessão.

22/11 – Sessões Imersivas

Sessão Pirueta (crianças de 6 a 10 anos)

(Santos – 14h – Cineclube – Gratuito)

Com meditação cine imersiva, experiências Cine VR/360° e exibição de curtas de animação.

Sessão Cine Afetivo (vivência para deficientes visuais)

(Santos – 15h30 – Cineclube – Gratuito)

Com meditação cine imersiva e exibição de curtas com áudio descrição.

Roda de Conversa “Educação com Cinema Imersivo”

(Santos – 16h – Cineclube – Gratuito)

Com profissionais da educação e audiovisual que irão refletir como aplicar ações do cinema imersivo na educação, considerando os potenciais de tecnologias inovadoras como Realidade Virtual e Inteligência Artificial para a resolução de problemas na Escola.

Workshop “Cores de Almodóvar”

(Santos – 15h – Unisanta – Gratuito)

Participantes entrarão no universo colorido de Almodovar e também de artistas como Frida Khalo, Van Gogh e de outros cineastas como Peter Grenneway.

Serão 3 horas de um encontro que mescla uma parte teórica com um pouco de teoria das cores e a prática com exercícios criativos buscando personalidades, ambientes e
cenografias essencialmente baseadas nas cores. Com a designer Márcia Okida. Inscrição: cinelanternamagica@gmail.com ou neste link.

Noite de Tapas e Sangria – Degustando Almodóvar

(Santos – 20h – Restaurante “Sabores da Terra – Centro Cultural Espanhol – Pago/Ingressos: R$95,00)

Para celebrar os 70 anos de Pedro Almodóvar, a 11ª edição do Cineme-se realizará uma noite imersiva nos sabores e aromas dos filmes do cineasta, com degustação de tapas e sangria.

O universo feminino tão presente em seus filmes erá celebrado com música ao vivo, clipes, curtas metragens e performances. Inscrições aqui.

23/11 – Sessões Imersivas

(Cineme-se na 9ª Festa do Livro > Santos – 15h – Estação da Cidadania – Gratuito)

Sessão de curtas metragens sobre o ler, as bibliotecas e os livros como personagens. Uma ação conjunta do a Festa do Livro, do Fórum da Cidadania de Santos.

Café Agrado – Cidades e seus Sabores no Cinema de Pedro Almodóvar

(São Paulo – 16h – Cafeteria Sofa Café – Gratuito – Venda de Combo Café para degustação)

Uma cine imersão nas cidades almodovarianas, com degustação de um combo baseado no cinema de Almodóvar.

E, ainda, uma roda de conversa com um cineasta, um VJ e uma sexóloga.

Além disso, haverá também exibição de curtas convidados e experiências em Cine VR/360°. Inscrições neste link.

24/11 – Ação Imersiva

Passeio Cultural – Sampa Cine Afetiva

(São Paulo – 10h – Teatro Municipal – Gratuito)

Para encerrar de forma expandida e co-criativa será realizado o Passeio Cultural – Sampa Cine Afetiva, no Centro Histórico de São Paulo, na manhã (10h às 12h), do dia 24 de novembro, onde o espectador fará um wlaking tour imersivo no cinema que habida as ruas da cidade e locais que já foram cenários de filmes e séries.

O ponto de partida será em frente do Teatro Municipal. A participação é gratuita. Mas é necessário fazer inscrição pelo cinericci@yahoo.com.br ou neste link.

Locais do Cineme-se 2019

  • Sesc Santos: Avenida Conselheiro Ribas, 136 – Aparecida – Santos/SP
  • Cineclube Lanterna Mágica, Unisanta: Rua Cesário Mota, 8, Boqueirão – Santos/SP (bloco E, 5° andar)
  • Restaurante Espanhol Sabores da Terra: Rua Espírito Santos, 9, Campo Grande – Santos/SP
  • Estação da Cidadania: Av. Ana Costa, 340, Campo Grande – Santos/SP
  • Sofá Café – Atrium: Rua Artur de Azevedo, Pinheiros – São Paulo/SP
  • Centro Histórico de São Paulo