Crianças aprendem a surfar em pranchas de garrafas pet em Maresias | Boqnews
Divulgação/ PM São Sebastião

Sustentabilidade

16 DE OUTUBRO DE 2021

Siga-nos no Google Notícias!

Crianças aprendem a surfar em pranchas de garrafas pet em Maresias

Promovido pela ONG Desengarrafando Mentes, o programa “Lar Nosso Mar” tem a missão de promover a educação ambiental

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

No dia 18 de outubro, segunda-feira, cerca de 20 jovens da comunidade do Morrinho de Maresias vão participar do “Lar Nosso Mar” que tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a preservação da natureza, por meio de aulas de surfe em pranchas fabricadas com a utilização de materiais descartados  como garrafas PET, embalagens plásticas, etc. Além disso, são promovidas rodas de conversa para trocar ideias com foco na sustentabilidade.

A ação “Lar Nosso Mar” é um dos programas da ONG Desengarrafando Mentes que atua no Litoral Norte de São Paulo, desde 2016, com a missão de lutar pelo meio ambiente e fazer com que a população local e os visitantes conheçam os impactos negativos na região causados pelo crescimento desordenado e pela desconexão global do ser humano com a natureza.

A partir de outubro esse encontro ocorrerá uma vez por mês, das 14 às 16 horas, na praia de Maresias. Diferentes turmas, com idade entre 8 e 14 anos, participam na sede da ONG, no coração do Morrinho, de um bate-papo para conhecer os trabalhos de fabricação das pranchas, as “trashboards”, de cultivo na horta comunitária, entre outros.

“As atividades são sempre intercaladas com rodas de conversas que abordam a temática socioambiental com a intenção de estimular o cooperativismo, a criatividade e o reúso”, explica Thiago Oliveira, coordenador do Desengarrafando Mentes.

O programa foi retomado em agosto, após um ano e meio fora das águas devido à pandemia. Os jovens têm aulas de surfe com os integrantes da ONG  nas pranchas alternativas. Até hoje foram fabricadas 19 unidades que resultaram na retirada de mais de 10 mil garrafas PET da natureza, o correspondente a 4.830 Kg. Ao todo 3.500 jovens participaram das atividades.

“Além da educação ambiental, acreditamos que a participação das crianças no programa é muito importante para o seu desenvolvimento pessoal. O ´Lar Nosso Mar´ apresenta a elas possibilidades, esperança e caminhos de vida. Definitivamente o surfe salva”, comemora Thiago.

Serviço:

Ação: Programa “Lar Nosso Mar” – educação ambiental de crianças com aulas de surfe e rodas de conversa

Data: 18/10 – segunda-feira

Horário: das 14h às 16h

LocalPraia de Maresias – São Sebastião – SP

Próximos eventos

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.