Cubatão recebe show de Toquinho e Orquestra Sinfônica neste sábado | Boqnews
Foto: Divulgação/ PMC

show

03 DE JANEIRO DE 2024

Cubatão recebe show de Toquinho e Orquestra Sinfônica neste sábado

Gratuito, o concerto integra o projeto ‘Série Sinfônica’ para conscientizar sobre a preservação ambiental

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Cubatão será palco de um grande encontro da música brasileira: a ‘Orquestra Sinfônica POP Arte Viva’, regida pelo Maestro Amilson Godoy e que convida o músico Toquinho. A apresentação gratuita acontece no próximo sábado (6), às 19 horas, na Praça da Independência, em frente ao Píer do Jardim Casqueiro. Com mesma estrutura que comportou o ‘Casamento Comunitário’ e o ‘Réveillon 2023’. Será aberto ao público e irá contar com a participação da cantora Camilla Faustino.

Promovido pela Prefeitura de Cubatão e pela Rede, do Itaú, com apoio do Ministério da Cultura (MinC). Sendo assim, o concerto promete ser uma combinação do clássico com a música popular brasileira. Por  vez trazendo o vanguardista Toquinho como convidado para completar a apresentação com seus sucessos, como a inesquecível e mundialmente famosa música ‘Aquarela’ (1983).

Também fazem parte do repertório do evento títulos como ‘Aquarela do Brasil’ (1939), de Ary Barroso, ‘Asa Branca / Assum Preto’ (1947), de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, ‘Chega de Saudade’ (1959), de Tom Jobim e Vinicius de Moraes, e um medley com canções da banda Legião Urbana.

Sequência de sucessos

Com as realizações, a Orquestra Sinfônica POP Arte Viva pretende levar música erudita para o público de um jeito diferente. “O que eu busquei foi trazer para a música popular essa riqueza sinfônica que acontece normalmente dentro da chamada música erudita”, explica o maestro Amilson Godoy.

“Aquele rigor, aquela austeridade musical acontece no tratamento à música, mas não na convivência”, complementa. Segundo o regente, a descontração típica deste tipo de espetáculo é importante por Cubatão ser cidade referência em exemplo de recuperação ambiental.

O secretário de Turismo, Fabrício Lopes, ressalta que o show será mais uma oportunidade para turistas e visitantes conhecerem as novas estruturas do Parque Linear do Jardim Casqueiro. Portanto fortalecer ainda mais o turismo de eventos na cidade.

“Cubatão demonstra que está no circuito dos grandes espetáculo, trazendo artistas consagrados e consolidando o Píer do Casqueiro como novo grande espaço de apresentações na Baixada Santista. Essa é mais uma oportunidade para quem deseja conhecer mais e se surpreender positivamente com nossa cidade”, afirma o secretário.

“Não é à toa que estamos, neste momento, realizando o maior projeto de urbanização da América Latina, levando dignidade para as pessoas, melhorando a qualidade de vida e ajudando a cuidar do futuro do planeta”, ressalta Fabrício Lopes.

Sobre a Orquestra Sinfônica POP Arte Viva  

Criada em 1993 pelo Maestro Amilson Godoy, visa dar um tratamento mais elaborado à música popular, com o intuito de formar um público mais exigente. “Quando falamos de uma Orquestra Sinfônica temos o hábito de relacionar esta manifestação musical à música clássica. O requinte musical, com raras exceções, privilégio da música erudita, deve estar presente também na música popular”, define o maestro, resumindo o conceito pilar da criação de sua orquestra.

Sobre Amilson Godoy

Pianista, compositor, maestro, arranjador e professor, Amilson Godoy foi solista, integrante de prestigiados grupos e atuou frente à diversas orquestras sinfônicas do país. Venceu vários concursos antes de receber o prêmio de melhor arranjador no 26º Festival Internacional da Canção de Viña Del Mar. Feito, até então, inédito para um brasileiro. A partir de 1964, ganhou projeção com o grupo Bossa Jazz Trio, com o qual excursionou por diversos países das Américas e da Europa. Com Elis Regina, participou de várias turnês, além de seu lançamento na Europa no Festival Midem de Cannes e de sua primeira temporada no consagrado Teatro Olimpya de Paris.

 

Sobre Toquinho

Construir acordes e harmonias, fazer música e poesia é a profissão de Toquinho. Que sabe harmonizar a vida no compasso do prazer, no contraponto entre a paixão e a amizade, a família e os amigos.  Antonio Pecci Filho (Toquinho) nasceu em São Paulo, no bairro do Bom Retiro, em 6 de julho de 1946. Teve aulas com Paulinho Nogueira (primeiros e principais acordes), Isaías Sávio (violão erudito) e Léo Peracchi (orquestração). Gravou cerca de 82 discos, compôs mais de 450 músicas e fez cerca de 10.000 shows pelo Brasil e pelo exterior. Tem como principais parceiros Vinicius de Moraes, Chico Buarque, Jorge Ben Jor, Paulinho da Viola, Francis Hime, Mutinho, Carlinhos Vergueiro, Gianfrancesco Guarnieri entre tantos outros.

Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.

Próximos eventos

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.