Curta Santos 20ª Edição retorna presencial e exibe mais de 40 obras | Boqnews
Filme "A Mãe"/Foto: Divulgação

Cultura

01 DE NOVEMBRO DE 2022

Curta Santos 20ª Edição retorna presencial e exibe mais de 40 obras

Festival celebra duas décadas de fomento ao movimento audiovisual da Baixada Santista e exibição da produção cinematográfica brasileira

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Em 2002, o escritor José Roberto Torero e a atriz Bete Mendes deram origem ao Festival Santista de Curtas-Metragens, o Curta Santos.

A ideia surgiu dos produtores culturais Toninho Dantas e Ricardo Vasconcelos com apoio de Zita Carvalhosa. Contudo, passados 20 anos, o Curta Santos reencontra seu público após duas edições online em virtude da pandemia. De 2 a 6 de novembro, o evento apresenta filmes, oficinas, bate-papos e eventos especiais, em uma programação, totalmente gratuita.

Portanto, a noite de abertura acontece no dia 2 de novembro, quarta-feira, às 19h, no Sesc Santos. Com o principal intuito de celebrar duas décadas e homenageando aqueles que ajudaram na história, com a entrega do troféu Curta 20 Anos. O longa-metragem “Marte Um”, com direção do cineasta Gabriel Martins terá exibição em seguida.

O filme teve sua estreia mundial no Festival de Sundance. Ele vai representar o Brasil na disputa de uma das vagas na categoria Melhor Longa-Metragem Internacional do Oscar 2023.

Dessa maneira, já as mostras oficiais começam dia 3 de novembro, no Teatro Guarany: Olhar Brasilis, com 12 curtas-metragens de todo país; Olhar Caiçara, com 12 curtas-metragens produzidos na região da Baixada Santista; e Videoclipe Caiçara, com 10 produções locais para o formato.

Filmes premiados

Além dissos, as sessões especiais vão apresentar ao público produções recentes que tem sido bem recebidas pela crítica e em festivais Brasil afora.

Desse modo, há exemplos como “A Felicidade das Coisas” – primeiro longa da curta-metragista Thais Fujinaga, premiado pela Associação Brasileira de Cinema na Mostra Internacional de São Paulo em 2021; “A Mãe”, do diretor Cristiano Burlan, que chega aos cinemas em novembro após conquistar o Prêmio de Melhor Filme no Festival de Vitória e Melhor Direção no Festival de Gramado; e “Andor”, de Vitor Vilaverde, produzido pelo Instituto Querô e selecionado para a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo deste ano.

Além disso, as crianças também terão uma oportunidade de vivenciar o festival, com o segmento Curta Matinê, que desta vez exibirá na Vila Criativa da Vila Progresso e no Teatro Guarany o filme “Tarsilinha”, de Célia Catunda e Kiko Mistorigo, marcando também uma homenagem ao centenário da Semana de Arte Moderna de 1922.

Oficinas

As oficinas do festival também retornam ao formato presencial e desta vez contarão com três módulos no Sesc Santos.

Sendo assim, são eles: “Pílulas de Sangue” com Beatriz Saldanha, no dia 4/11 “O Som dos Filmes”, com Fernanda Nascimento, no dia 5/11; e “Fake News – com Celso Sabadin, no dia 6/11.

Por conseguinte, o encerramento do Festival será também no dia 6 de novembro, com mais uma sessão especial, que apresentará o curta-documentário “Lumière à Beira Mar: Uma História do Cine Arte Posto 4”.

Além disso, uma das parceiras do festival, a CiaRio (Centro de Estrutura Audiovisual), por meio da Naymovie, oferecerá o Prêmio Edina Fuji aos melhores filmes da Categoria Olhar Brasilis e Olhar Caiçara, respectivamente, o valor de R$ 10 mil em locação de equipamentos de iluminação, acessórios e maquinária da empresa.

Destaques

Um dos destaques “A Mãe”, filme com direção de Cristiano Burlan chega aos cinemas em novembro. A obra cinematográfica conquistou o Prêmio de Melhor Filme no Festival de Vitória e Melhor Direção no Festival de Gramadolocalizado no Teatro Guarany.

Sinopse: Maria, mãe solo na periferia de São Paulo, volta para casa à noite e não encontra seu filho. Depois de uma busca ininterrupta pela vizinhança, ela começa a ameaçar a tranquilidade dos traficantes em uma busca vertiginosa pela verdade.

Para mais informações acesse: https://www.curtasantos.com.br/

 

Próximos eventos

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.