De 08 a 12/03, “Arte na Pinacoteca” realizará Semana Internacional das Mulheres | Boqnews
Foto: Divulgação

Dia da Mulher

07 DE MARÇO DE 2023

Siga-nos no Google Notícias!

De 08 a 12/03, “Arte na Pinacoteca” realizará Semana Internacional das Mulheres

Entre as atividades gratuitas que acontecerão na Pinacoteca Benedicto Calixto, show, sarau, salão de artes, lançamento de livros e palestras sobre arte e cultura

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

De 08 a 12 de março, a Pinacoteca Benedicto Calixto terá uma programação especial e gratuita em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.

Sendo assim, a primeira iniciativa do projeto “Arte na Pinacoteca”, a Semana Internacional das Mulheres, terá show, sarau, salão de artes, lançamento de livros e palestras gratuitas sobre arte e cultura.

Desta forma, para participar, basta solicitar inscrição gratuita pelo WhatsApp (13) 9.9734.6364 ou pelo formulário on-line https://shre.ink/c9hS. As vagas são limitadas.

“Reuniremos um time espetacular de mulheres envolvidas e conectadas com a cultura”, afirma Fábio Luiz Salgado, produtor cultural da Pinacoteca. “Será um conteúdo diversificado e muito atraente, que colocaremos à disposição da população do litoral paulista”, conclui.

No dia 07 de março, às 18h, na Pinacoteca haverá um coquetel de lançamento do projeto “Arte na Pinacoteca” –  patrocinado pela Brasil Terminal Portuário (BTP), Medlog e MSC Cargo.

Dessa forma, para convidados e autoridades que prevê inúmeras atividades durante o ano, e também o pré-lançamento da semana em comemoração às mulheres.

Abertura

A abertura do evento será no dia 08 de março, quarta-feira, às 16h. Nesse dia haverá a Roda de Conversa entre Mulheres Empreendedoras na Arte e na Cultura.

O bate papo será em torno de a história humana estar cheia de exemplos que confirmam ser a mulher “desdobrável”, tal como se revela Adélia Prado em sua poesia; basta observar os caminhos percorridos por tantas mulheres e fazer as contas desse plural.

A palestrante será Vera Leon, que é jornalista, escritora e analista junguiana. Trabalhou em jornais e assessorias de imprensa em Santos, São Paulo e Brasília. Assumiu editorias, assessorou ministros e secretários de Estado, e em paralelo especializou-se em Psicologia Analítica Junguiana. Concluiu a formação em Leis Sistêmicas da Vida – Constelação Familiar. É facilitadora em grupos de desenvolvimento humano.

Todavia, no dia seguinte, 09, às 16h, no Espaço Cultural da Pinacoteca, será o Encontro Literário “Mulheres Escritoras” com Oficina de Escrita com Lya Luft.

Desse modo, a ideia é promover o encontro de mulheres escritoras para debate do tema “Maturidade: Perdas & Ganhos” por meio da troca de ideias e experiências sobre amadurecimento sem rigidez, mas de forma singular, considerando-se a alma humana. E, também, reforçar a importância do clima de diálogo e cumplicidade entre mulheres num ambiente fora dos livros, onde as escritoras convidam outras mulheres para uma conversa que provoca muitas reflexões.

Além disso, a mediadora será a poetisa Cynthia Panca, que é também escritora, terapeuta quântica, bailarina, professora, natural de Santos. E, formada em Direito movida pelo sonho de ser Diplomata.

Sexta

Sexta, às 16h, acontecerá o sarau “Mulheres na Arte, na Música e na Poesia”, O Grupo de Sarau Cantos Literários destacará oito poetisas brasileiras com uma seleção de poesias, entremeadas com 10 composições musicais que se referem ao universo feminino.

Em ordem cronológica, começa com Cora Coralina, depois Cecília Meireles, Clarice Lispector, Hilda Hilst, Adélia Prado, Conceição Evaristo, Elisa Lucinda e termina com a jovem indígena escritora Amanda Simpatia. A apresentação do Cantos Literários será de Clara Sznifer e Eunice Tomé, na declamação dos poemas, e Márcia Guizelini Jardim, com violão, ukulele e voz.

Eunice é santista, jornalista, escritora, professora universitária, autora de 10 livros, nos gêneros de contos, crônicas, artigos, poesias e haicais. Desenvolve projetos culturais como saraus lítero-musicais.

Também do grupo de sarau, Clara Sznifer é professora aposentada de Língua Portuguesa, integra alguns grupos literários de Santos e publicou vários livros de prosa e poesia. A artista plástica Marcia G. Jardim é membro da Academia Vicentina de Letras, Artes e Ofícios Frei Gaspar da Madre de Deus e formada em piano clássico e pedagogia. Musicista, toca vários instrumentos de corda, sopro e teclados e dá aulas .

Sábado e domingo

Dia 11, sábado, a partir das 16h, haverá o Salão de Artes, que segue até o dia seguinte e trata-se de um encontro com mais de 30 artistas plásticos – do Guarujá, Presidente Prudente, Santos, São Carlos, São José do Rio Preto e São Paulo, participantes do Salão de Artes “Benedicto Calixto”.

O propósito da exposição é fomentar as artes e a cultura da região de Santos e do estado de São Paulo, ao estreitar os laços entre os artistas e ampliar e desenvolver conteúdo por meio de uma mostra de pinturas, fotografias, livros, música e pequenas obras.

“As artes têm muito em comum, a capacidade de criar estilos, linguagens, formas e conteúdo que tocam nossos sentimentos. Neste que é o pioneiro Salão de Artes Benedicto Calixto, poderemos vivenciar muito bem isto com artistas que mixam o melhor de si, dignificando com seus trabalhos o Casarão Branco, símbolo da arte e da cultura da nossa querida cidade de Santos.”, comenta Dr. Eduardo Paulino, Diretor Cultural da Pinacoteca.

Ainda no sábado, no mesmo horário, acontecerá o lançamento de livros, entre eles, “A Mulher Mais Rica do Mundo”.

Com diálogos claros, diretos e profundos, o livro traça um paralelo sobre o que é a riqueza material e espiritual, como que uma pessoa comum pode alcançar a fama e o sucesso e quais são as capacidades a serem lapidadas através da observação das nossas virtudes. e “GAIA – Autobiografia de uma Inteligência Artificial”, onde o autor discorre sobre temas profundos e cruciais à civilização, tais como a moral, a ética, os vícios e as virtudes de uma forma leve, atual, descontraída e bem-humorada, sem perder o foco desta história tão real quanto virtual, ambos do escritor F. Louis Salée, produtor cultural, músico, pianista, cantor, tecladista, arranjador, compositor, empresário e ativista quântico.

A Semana Internacional das Mulheres será encerrada domingo, dia 12 de março, com o show musical de nome bem apropriado: “Divas em Cena”.

A apresentação, às 17h, será realizada pela mezzo-soprano Cida Duarte. O objetivo é homenagear as mulheres que conquistaram espaço na Música Popular Brasileira (MPB).

Lembrar da mulher brasileira não apenas como musa da MPB, mas também como cantora, compositora e protagonista do gênero e da própria vida.

No espetáculo, a cantora interpretará grandes clássicos das obras de Cássia Eller, Dalva de Oliveira, Elba Ramalho, Elis Regina, Fafá de Belém, Gal Costa, Maria Bethânia, Marisa Monte, Rita Lee, Roberta Miranda, entre outras.

Arte na Pinacoteca

O Projeto “Arte na Pinacoteca” tem o objetivo de disponibilizar ao público em geral – crianças, jovens, estudantes, professores e interessados – manifestações culturais diversas. Uma rica e frequente programação por meio de exposições, palestras e oficinas, por exemplo, busca democratizar e estimular o consumo da arte e da cultura.

O projeto está alinhado com os princípios da Agenda 2030 da ONU, principalmente dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) 04 – Educação de qualidade, 05 – Igualdade de gênero, 09 – Indústria, inovação e infraestrutura e 14 – Vida na água. É patrocinado pela Brasil Terminal Portuário (BTP), Medlog e MSC Cargo através do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac) do Ministério da Cultura.

A Fundação Pinacoteca Benedicto Calixto, criada em 1986, tem por finalidade promover atividades culturais. E abriga ainda o Centro de Documentação Benedicto Calixto, que, por sua vez, promove o levantamento e a catalogação das obras do pintor Benedicto Calixto (1853-1927), nascido em Itanhaém e considerado um dos maiores pintores brasileiros.

Semana Internacional das Mulheres (SIM) – Pinacoteca Benedicto Calixto

Data: 08 a 12 de março

Endereço: Av. Bartolomeu de Gusmão, 15 – Santos – SP

Inscrição gratuita pelo whatsApp: (13) 9.9734.6364 ou pelo formulário https://shre.ink/c9hS

Instagram, Facebook e Youtube: @pinacotecabenedictocalixto

Saiba mais: www.pinacotecadesantos.org.br

Próximos eventos

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.