Demônios da Garoa faz o show de aniversário do Chorinho no Aquário neste sábado | Boqnews
Foto: Divulgação

Cultura

25 DE JUNHO DE 2024

Siga-nos no Google Notícias!

Demônios da Garoa faz o show de aniversário do Chorinho no Aquário neste sábado

Abertura da festa tem o grupo Choro Negro trazendo Luizinho 7 Cordas e Monna como convidados

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Vai ter festa da música neste sábado, e das melhores! Santos celebra o aniversário do projeto cultural que ganhou o coração de santistas e dos turistas que nos visitam: o Chorinho no Aquário completa 17 anos oferecendo semanalmente música de qualidade em apresentações absolutamente gratuitas num cenário de cartão postal, a orla da Ponta da Praia. Com isso, no comando da comemoração nada mais nada menos do que o grupo Demônios da Garoa, com seu famoso “quás quás quás”, símbolo do sucesso do conjunto paulistano mais antigo da música. Portanto, são mais de 80 anos de existência!

O show 

A celebração terá show em dose dupla, num palco ainda maior, montado especialmente para a ocasião, e com cadeiras em frente. A abertura acontece já às 17 horas, juntando o grupo Choro Negro, com participação especial do mestre Luizinho 7 Cordas e da cantora, compositora e instrumentista Monna. Ademais, os shows acontecem na Praça Vereador Luiz La Scala, Ponta da Praia, cuja avenida estará interditada para o trânsito de veículos, garantindo maior conforto e a segurança do público. Contudo, a entrada é franca.

“O Choro é Patrimônio Cultural do Brasil. Santos, referência para o País e para o mundo em cultura, que tem sua criatividade e sustentabilidade reconhecidas internacionalmente pela Unesco, se destaca nos mais variados campos artísticos. Dessa forma, a música é uma de suas mais importantes expressões e o Chorinho no Aquário representa essa essência, abrindo espaço para que artistas da região e do Brasil inspirem as pessoas com apresentações democráticas, ao ar livre e gratuitas”, destaca o prefeito Rogério Santos.

A importância de cantar nesse evento está também em sintonia com o grupo. “Realizar este show em Santos é motivo de muita alegria por se tratar de um evento cultural que enaltece o choro, um gênero genuinamente brasileiro. Entretanto, estamos muito felizes. Em Santos nos sentimos literalmente em casa. É pra lá que vamos há mais de 50 anos curtir com a família sempre que temos oportunidade. Sendo assim, colecionamos inúmeros momentos especiais na cidade”, conta Ricardo Rosa, integrante da formação atual e neto do fundador do grupo, Arnaldo Rosa.

Projeto de sucesso

Nestes 17 anos de existência o projeto ganhou um público cativo e já está na marca de 600 apresentações musicais gratuitas, cumprindo o objetivo de fortalecer a divulgação do choro, primeiro estilo musical genuinamente brasileiro, e democratizar a ocupação dos espaços públicos com arte. Contudo, pelo Chorinho já passaram grandes nomes do gênero, como Euclides Marques, As Choronas, Alexandre Ribeiro, Filó Machado, Maria Alcina e muitos outros. Muitas personalidades do mundo da música, política e jornalismo também já prestigiaram, como o diplomata Celso Amorim, o jornalista e crítico musical Sérgio Cabral e o músico e presidente do clube do choro da Itália, o bandolinista Marco Ruviaro.

Demônios da Garoa

Portanto, o Demônios da Garoa completou oito décadas de atividades no ano passado. O quarteto é formado por Sérgio e Ricardo Rosa, Dedé Paraizo e Everson Pessoa. A associação com Adoniran Barbosa, parceiro mais celebrado do grupo, iniciou no ano de 1951, quando o Demônios da Garoa gravou o samba Malvina. Mas os caminhos deles já tinham se cruzado dois anos antes, durante o registro para Mulher Rendeira, tema de O Cangaceiro, um dos maiores sucessos do cinema brasileiro. Contudo, de lá pra cá vieram Saudosa MalocaSamba do Arnesto, Trem das Onzes, entre outros clássicos que são verdadeiros hinos da música popular.

O conjunto não gravou apenas o compositor Adoniran, mas também Ataulfo Alves, Paulo Vanzolini, Assis Valente, Herivelto Martins e muito mais. Possuem registros de duas grandes composições de Chico Buarque: a Banda, de 1966, e Apesar de Você, de 1971. Atuais, seguem gravando e antenados na música contemporânea. Além disso, o single Tá na Hora do Show, lançado em 2021, por exemplo, uniu o grupo a Xande de Pilares, nome de alta patente do samba carioca.

Abertura

Os artistas convidados para o espetáculo de abertura têm absoluta sintonia com a proposta do projeto. O grupo Choro Negro traz o talento de pratas da casa: Edinho Schmidt (pandeiro), Arizinho (violão de 7 cordas), César Feitiço (bandolim), Lucas Paini (cavaco e bandolim) e Caio Forster (viola de arco e violino). No palco receberão dois convidados especialíssimos: Luizinho 7 Cordas, que inclusive já fez parte da formação do Demônios da Garoa, e a cantora Monna.

O mestre Luizinho 7 Cordas é considerado o mais autêntico representante paulista do violão 7 cordas. É a grande referência para os chorões da Cidade e empresta seu nome, como patrono, à escola de música do Clube do Choro de Santos, por onde inúmeros jovens em vulnerabilidade social tiveram acesso ao universo da música.

Monna é cantora, compositora e multi-instrumentista. A artista tem se destacado apresentando trabalhos autorais e também produzindo e dirigindo seus próprios espetáculos, onde reverencia a obra e a genialidade dos artistas que a inspiram, como Gal Costa, Elis Regina e Chico Buarque, lotando teatros e casas de espetáculo, levando o nome de Santos por onde passa.

 

Chorinho no Aquário é uma realização da Organização Social Associação dos Artistas e da Prefeitura de Santos, pela Secretaria de Cultura, com patrocínio master da empresa Santos Brasil, e apoio institucional do Clube do Choro de Santos.

 

Aniversário do Chorinho no Aquário

 

Local: Praça Vereador Luiz La Scala – Aquário Municipal – Ponta da Praia – Santos -SP

Dia/Horário: dia 29 de junho, sábado, às 17 horas.

Realização: Associação dos Artistas e Prefeitura de Santos (Secretaria Municipal de Cultura)

Patrocínio master: Santos Brasil – operadora da Tecon Santos

Apoio Institucional: Clube do Choro de Santos

Entrada gratuita

Em caso de chuva a programação pode sofrer alteração e ser remarcada para outra data.

Acompanhe as novidades nas redes sociais: @chorinhonoaquario (instagram) e www.facebook.com/chorinhonoaquario

 

Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.

Próximos eventos

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.