Documentário conta história dos 100 anos da Escola Portuguesa | Boqnews
Foto: Divulgação

Agende-se

02 DE DEZEMBRO DE 2022

Siga-nos no Google Notícias!

Documentário conta história dos 100 anos da Escola Portuguesa

Lançamento do vídeo será na próxima terça-feira (6/12), às 20 horas, no Cine Roxy, em Santos

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

A Escola Portuguesa Santos, uma das mais respeitadas instituições da cidade, terá sua história centenária contada em um documentário curta-metragem.

O lançamento do filme está marcado para a próxima terça-feira, às 20 horas, no Cine Roxy, no Gonzaga, em Santos, e encerra as festividades dos 100 anos da entidade.

Desta forma, o vídeo retrata a evolução da escola desde sua fundação e traz relatos de ex-alunos, diretores e funcionários da instituição, de diferentes épocas.

No entanto, o filme também registra todas as atividades que aconteceram para a celebração do Centenário.

“Esse vídeo documentário encerra o ciclo de comemorações do nosso centenário com chave de ouro. Uma nobre instituição que pratica o bem, merece o prestígio de todos”, enfatiza o presidente da escola, José Augusto do Rosário.

Além disso, o vídeo tem 20 minutos de duração, com produção da Fixe, produtora audiovisual.

“Uma das coisas que eu mais gosto no audiovisual é a possibilidade de contar histórias. E no documentário, o papel da Fixe foi ouvir relatos de ex-alunos, professores e funcionários que passaram pela instituição e alguns que ainda estão lá, e construir uma espécie de linha do tempo, juntando essas memórias. O filme é principalmente sobre a memória afetiva dessas pessoas com a escola. E ainda teve um significado especial pra mim por causa da minha ascendência portuguesa”, disse André Vieira, diretor do documentário.

Por fim, o vídeo tem o apoio do Litoral Plaza Shopping, do Consulado Geral de Portugal em São Paulo e das Comunidades Portuguesas.

Comemorações do centenário

Assim, para marcar seu centenário, a instituição preparou uma série de atividades que tiveram início no dia 23 de julho do ano passado, com uma pequena comemoração na escola, com bolo e parabéns, e a participação de diretores, professores, mantenedores, funcionários e alguns ex-alunos.

No dia 24, uma missa em “Ação de Graças” teve a celebração na Catedral em homenagem ao centenário, e na sequência, na escola, a cerimônia de lançamento da cápsula do tempo com a mensagem dos alunos, ex-alunos, professoras, funcionários e diretores da escola para os alunos do futuro.

Portanto, a cápsula será aberta daqui a 25 anos. No dia 11 de dezembro, houve a promoção da formatura da turma do Centenário.

No dia 22 de julho deste ano aconteceu uma Sessão Solene na Câmara Municipal de Santos e o lançamento de livro comemorativo ao Centenário, que conta a história dos 100 anos da Escola Portuguesa, escrito pelo jornalista Paulo Rogério, com depoimentos de ex-alunos, funcionários e antigos diretores.

Na mesma data e local, houve a inauguração da exposição de fotos históricas da Escola Portuguesa.

Com a organização da Fundação Arquivo e Memória, organismo ligado à Prefeitura de Santos.

Sobre a Escola Portuguesa

Portanto, a Escola Portuguesa teve sua fundação em 24 de julho de 1921 por um grupo de portugueses, na região central de Santos.

Contudo, no início do século passado era um local nobre, onde moravam as famílias mais abastadas da cidade.

Portanto, como já não estava mais cumprindo o propósito para a qual tinha sido fundada, em 1971, a instituição precisou interromper suas atividades.Assim, após um hiato de quase 15 anos (onde parte do tempo permaneceu fechada e outra sendo usada pelo Sesi), em 10 de maio de 1986, representantes da comunidade luso-brasileira, comprometidos com a cultura e com a história da entidade, decidiram reabrir o estabelecimento, assumindo sua direção.

 

Próximos eventos

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.