Escritora Lúcia Teixeira lança livro “Os Cadernos de Pagu” | Boqnews
Foto: Divulgação

Agende-se

03 DE NOVEMBRO DE 2023

Siga-nos no Google Notícias!

Escritora Lúcia Teixeira lança livro “Os Cadernos de Pagu”

Lançamento do livro ocorre no próximo sábado (11)

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

O livro “Os Cadernos de Pagu”, com organização e notas da escritora Lúcia Teixeira, biógrafa de Pagu, terá lançamento dia 11 de novembro (sábado), das 17 às 20 horas, na Pinacoteca Benedicto Calixto, em Santos.

Sendo assim, a publicação é das editoras  Nocelli (um selo para publicações especiais da Editora Reformatório) e Unisanta. A quarta capa é assinada pelo escritor Ruy Castro.

Pagu

Desse modo, Patrícia Galvão, Pagu, é a autora homenageada da Festa Literária Internacional de Paraty e tema de mais um livro de sua biógrafa Lúcia Teixeira, presidente da Universidade Santa Cecília (Unisanta).

Portanto, Pagu está de volta em cinco cadernos manuscritos inéditos dos anos de 1920 a 1960 (até sua morte), revelando aspectos desconhecidos, a partir da incursão de Pagu no Modernismo Antropofágico, a produção de texto na fase de adesão político-partidária, seus primeiros passos como dramaturga, em inéditas peças teatrais, a partir de 1931, além de escritos sobre literatura e outros escritores e algumas cartas para Oswald de Andrade e Geraldo Ferraz, entre outros.

Para a autora, Pagu continua sendo a voz que clama, em um mundo ameaçado pela morte e desintegração, como o que vivemos, pela conciliação necessária do papel do pensador, do escritor, entre o trabalho e a cultura. Lúcia também destaca o interesse de Pagu pelo teatro já em suas primeiras produções, inéditas: “Esse amor pelo teatro se inicia nos manuscritos que reproduzimos e até a entrega total ao fazer teatral, como gestora, tradutora, fazendo da transgressão ato criador, até sua morte, nos anos 1960, em textos belíssimos”.

Além disso, Lúcia é autora da Trilogia Pagu – Livre na Imaginação, no Espaço e no Tempo; Croquis de Pagu; e VIVA PAGU – Fotobiografia de Patrícia Galvão, indicado para o prêmio Jabuti 2011. Como biógrafa e profunda conhecedora de sua vida e obra, ficou muito feliz com a escolha da Flip. “Pagu lutava pela arte, pela literatura, por direitos fundamentais, e não teve medo de rever posições. Portanto, nada mais justo do que relembrá-la e universalizar sua produção e importância para a cultura brasileira”.

Sobre Lúcia Teixeira

Doutora e mestre em Psicologia da Educação, educadora, psicóloga, pesquisadora e escritora.

Ademais, recebeu relevantes prêmios no Brasil e no exterior e indicações para o prêmio Jabuti, o mais importante da literatura brasileira.

Assim como, é autora de 11 livros premiados nas áreas de Educação, Literatura, Psicologia e temáticas infantojuvenis.

Dessa forma, suas pesquisas sobre ensino superior contribuíram para o Plano Nacional de Educação. Presidente da Universidade Santa Cecília – Unisanta e do Colégio Santa Cecília, em Santos, e presidente do Semesp, entidade que representa as instituições de ensino superior do país.

Onde fica?

Os Cadernos de Pagu – manuscritos inéditos de Patrícia Galvão
Data: 11 de novembro (sábado)
Horário: das 17 às 20 horas
Local: Pinacoteca Benedicto Calixto (Avenida Bartholomeu de Gusmão, 15, Boqueirão, Santos)

 

Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.

Próximos eventos

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.