Espetáculo “Jandira – em busca do bonde perdido” estreia em Santos | Boqnews
Foto: Divulgação

Agende-se

15 DE JULHO DE 2024

Siga-nos no Google Notícias!

Espetáculo “Jandira – em busca do bonde perdido” estreia em Santos

Peça tem direção de Marcos Caruso e Isabel Teixeira no elenco e estreia nacional ocorre no Teatro Guarany

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

No próximo sábado (20) e domingo (21), o espetáculo “Jandira- em busca do bonde perdido” acontece no Teatro Guarany, em Santos.

Espetáculo

“Jandira- em busca do bonde perdido” marca um encontro de almas: Marcos Caruso é convidado pela Mesa 2 para dirigir o texto de Jandira Martini (1945-2024), dramaturga com quem trabalhou por uma vida inteira escrevendo para o teatro e a TV. Isabel Teixeira, um dos nomes mais importantes do teatro paulistano, integra o elenco de “Elas Por Elas” ao lado de Caruso e funda com ele uma sólida amizade, nascida das afinidades artísticas. O caminho estava desenhado – foi só trilhar.

Inspirada em sua própria jornada pessoal e dedicação ao teatro, a atriz e dramaturga Jandira Martini (falecida em janeiro deste ano) escreveu seu último texto. E é ela própria quem define: “Um monólogo sobre uma situação imprevista, surpreendente. Uma atriz que se revela, diante de seu público, ao narrar, com humor, sua inesperada e assustadora experiência. Auto ficção? Sem dúvida. Um stand-up? Seria, se fosse cômico. E cômico não chega a ser. Nem trágico. Apenas dramático.”

Sentimentos

A peça convida o público a um passeio pelas memórias mais marcantes da autora através de um texto direto, enxuto e coloquial, evocando os blocos carnavalescos da cidade de Santos, as descobertas da infância, momentos dramáticos, a vida dedicada ao teatro.

“Uma corajosa exposição. Uma improvável abertura de sentimentos de uma das pessoas mais fechadas que conheci. Uma peça que fala de uma dor de todos nós, com um grau elevado de bom humor e poesia. O convite da Mesa2 e dos filhos de Jandira Martini me permite continuar ao lado dela num ciclo iniciado em 1984 que resultou em muitas peças de teatro, roteiros de cinema, novelas e séries para TV. Uma escrita vitoriosa. Um grande acerto foi convidar Bel Teixeira. Bel respira e transpira Teatro. Bel é Jandira.”, celebra Marcos Caruso, diretor.

Em seus momentos mais difíceis, a personagem/narradora busca socorro nas palavras e pensamentos de Molière, Machado de Assis, Oscar Wilde, Shakespeare e outros deuses da escrita, sua grande paixão.

Santos

Por ser a cidade natal da autora, Santos é citada várias vezes na peça, quase uma personagem, o Teatro Guarany também é nomeado.

Essa é a razão de os produtores Fernando Cardoso e Roberto Monteiro terem escolhido Santos para a estreia nacional espetáculo “Jandira- em busca do bonde perdido”.

 

Jandira Martini

Famosa por suas atuações marcantes no teatro e na televisão brasileiros, Jandira Martini é também reconhecida como autora teatral de sucesso. Pelo espetáculo “O Eclipse”, dirigido por Jô Soares, Jandira ganhou o prêmio APCA de melhor texto em 2008.

A carreira como atriz começou no teatro, no final dos anos 1960, com “Joana D’Arc entre as Chamas”. Nos palcos, a trajetória de Jandira soma mais de 20 peças, entre elas, “Sua Excelência o Candidato” (atriz e autora), “Porca Miséria” (atriz e autora), “Operação Abafa” (atriz e autora), “O Eclipse” (atriz e autora) e o monólogo “Prof! Profa!”.

 

Isabel Teixeira

Isabel Teixeira é diretora, dramaturga, pesquisadora e atriz formada pela EAD. Foi integrante-fundadora da Cia. Livre de Teatro, junto à qual realizou trabalhos como atriz em Toda Nudez Será Castigada e Um Bonde Chamado Desejo – indicada ao prêmio Shell de melhor atriz 2002 (ambas sob a direção de Cibele Forjaz).

 

Marcos Caruso

Marcos Caruso atuou em mais de 35 peças teatrais de sucessos longevos no Brasil assim como em Portugal, uma dezena de vezes. Em 2017, recebeu 7 prêmios de Melhor Ator, entre eles Shell, APTR e Cesgranrio por “O Escândalo Philippe Dussaert”.

 

Onde fica?

Espetáculo “Jandira- em busca do bonde perdido”

Dias: 20 (sábado) e 21 (domingo) de julho

Local: Teatro Guarany (Praça dos Andradas s/n°, Centro – Santos)

Horários: sábado (20), às 20h e domingo (21), às 18h

Ingressos: R$ 80,00 (inteira), R$ 40,00 (meia). Horário da bilheteria: uma hora antes do início do espetáculo.

Vendas online: clique aqui

Capacidade: 350 espectadores /Duração: 70 minutos /Gênero: Biografia/ Classificação indicativa: 12 anos

 

Além disso, confira abaixo, o vídeo de Isabel Teixeira e Marcos Caruso falam da estreia nacional da peça Jandira, Em Busca do Bonde Perdido

 

 

Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.

Próximos eventos

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.