Exposição Fusões | Boqnews
Foto: Divulgação/Denise Andrade

Exposição

03 DE SETEMBRO DE 2014

Siga-nos no Google Notícias!

Exposição Fusões

Sábado (4) e Domingo (5), das 9 às 18h, no Pinacoteca Benedicto Calixto

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

A linha que conduz a exposição Fusões é a cultura judaica. O trabalho uniu os artistas Gregório Gruber e Debora  Muszkat e resultou em uma coleção que homenageia uma série de personagens que, de alguma maneira, fizeram a diferença no século XX.

Entre os retratos que o público da Pinacoteca Benedicto Calixto vai conferir, estão os pintores Lucian Freud e Amedeo Modigliani, a filósofa Hannah Arendt, o dramaturgo Arthur Miller (ao lado de Marilyn Monroe, com quem foi casado), o humorista Jerry Lewis e Robert Oppenheimer, o pai da bomba atômica. Roberto Carlos aparece cantando em Jerusalém, assim como Amy Winehouse e Carmen Miranda que também têm espaço neste elenco.

Em Fusões, os autores deixaram a área de conforto para navegar em mar revolto. Durante um ano, tempo de criação das peças para esta mostra, o consagrado santista Gregório Gruber se afastou da paisagem urbana, marca importante da sua carreira e grande fonte de inspiração.

Hoje, a jovem Debora Muszkat, representa o que há de novo na cena brasileira, transformando frascos de vidro descartados em instalações de forte impacto visual. Ela vem construindo um trabalho artisticamente inovador e relevante do ponto de vista socioambiental, mas foi arrebatada, em pleno vôo, por um chamado do destino. Em um momento particularmente difícil da sua vida pessoal, em que acompanhava o pai em tratamento de saúde, Debora decidiu eternizar os traços e a história do advogado Rubens Muszkat e convocou Gregório Gruber para uma obra a quatro mãos.

Quando passaram a atuar juntos, a ideia original ganhou novas dimensões e foi se transformando em um relato sobre fatos e pessoas que marcaram suas vidas. Sem medo, os dois artistas resgataram a figuração, pouco prestigiada, no momento; usaram algumas técnicas de forma superlativa; e, ousaram contrariar tendências.

Em Fusões, Gregório Gruber e Debora Muszkat conseguiram um resultado surpreendente, na medida em que transgridem, provocam, instigam e desafiam o público a uma profunda reflexão. E, desta experiência, ninguém sai indiferente.

Recomendação: Livre
Local: Pinacoteca Benedicto Calixto
Sessões: Sáb (4) e Dom (5), das 9 às 18h.
Ingresso: Grátis.
Informações: 3288-2260.

Próximos eventos

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.