Festa de Portugal celebra cultura lusitana neste final de semana | Boqnews

Gratuito

05 DE JUNHO DE 2023

Siga-nos no Google Notícias!

Festa de Portugal celebra cultura lusitana neste final de semana

Em sua 14ª edição, o tradicional festejo beneficente acontece no Centro Histórico de Santos, nos dias 10 e 11 de junho, com muita música, danças folclóricas e comidas típicas. A organização do evento espera atrair mais de 20 mil pessoas nos dois dias de festa.

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

A 14ª edição da Festa de Portugal, maior evento da comunidade portuguesa na região, acontece nos próximos dias 10 e 11 de junho, das 10 às 18 horas, no Centro Histórico de Santos, com entrada gratuita. Além disso, essa é a primeira vez que a festividade acontece em dois dias e vai cair junto ao feriado prolongado de Corpus Christi.

Tradição na cidade

A festa, que já virou tradição na cidade e visa manter a cultura portuguesa na Baixada Santista e valorizar a forte influência lusitana na formação do povo e da cultura santista. Atualmente, existem cerca de 50 mil cidadãos portugueses ou luso descendentes espalhados por toda a Baixada Santista e Vale do Ribeira, mas com potencial de chegar a 90 mil em breve, considerando os descendentes com condições de obter a dupla nacionalidade.

“É nesta festa que a comunidade se junta para desfilar o orgulho de sua origem portuguesa. Muitos vão para matar a saudade da terra natal e se emocionam com as apresentações. Já a nova geração tem a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a nossa história, costumes e cultura”, destaca o José Augusto do Rosário, presidente da Escola Portuguesa e organizador da festa.

No palco montado no Largo Marquês de Monte Alegre, em frente ao Santuário do Valongo, apresentações gratuitas de grupos musicais e ranchos folclóricos da região e da capital. Outra novidade para esse ano, além dos dois dias de festa, será a ampliação da Praça de Alimentação, com a venda de tradicionais pratos típicos, cervejas e vinhos portugueses, feira de artesanato com produtos portugueses e espaço kids, que serão montadas no Arcos do Valongo, com uma maior estrutura, num espaço coberto, com mesas e cadeiras, proporcionando mais conforto e comodidade aos participantes.

Parte da renda das vendas será revertida para a Escola Portuguesa, que atende, exclusivamente, crianças carentes, com idades entre três e seis anos, residentes nas áreas do Paquetá, Vila Nova, Mercado, Centro e Monte Serrat.

A instituição atende com 120 alunos, em período integral. Além de educação pré-escolar gratuita, os alunos recebem alimentação, uniformes de verão e inverno, material escolar, aulas de informática educativa e recreação. A manutenção da Escola Portuguesa é feita com a ajuda de padrinhos, que contribuem com 25% das despesas. A Prefeitura de Santos contribui também com 45%, os 30% restantes são apurados através de eventos como almoços, jantares e a “Festa de Portugal”.

Atrações musicais

Durante os dois dias de evento, os amantes da cultura portuguesa poderão assistir aos shows de fadistas e grupos musicais, como o Orfeão do Centro Cultural Português, Andreza Mariano e Banda, Ana Carla Lemos, Fado por Acaso, Canto Portugal e Alma Lusíada. Sendo assim, também vão se apresentar ranchos folclóricos da Baixada Santista e da Capital com modas bailadas e cantadas de várias regiões de Portugal.

No sábado, a concentração da festa será às 9 horas na Praça Mauá, no ponto de embarque do Bonde Turístico, que estará enfeitado com as cores e bandeiras de Portugal. Da do local, partirá uma ativação folclórica, semelhante às marchas de Lisboa, tradicionais na época das festas juninas em Portugal, convidando o público para participar da festa.

O cortejo festivo seguirá com alegorias folclóricas, tambores, concertinas, acordeões, grupos com trajes portugueses e cabeçudos típicos de Viana do Castelo.  Portanto, ao som de canções portuguesas, os folcloristas irão seguindo o bonde, que levará, até o Valongo, autoridades, integrantes das entidades e dos ranchos, com seus pavilhões, além dos componentes do Tricanas de Coimbra e do Veteranos, que não irão se apresentar esse ano no palco.

Programação

Dia 10/06 (sábado)

9:00 Concentração para Ativação Folclórica na Praça Mauá (Cortejo e Bonde)

10:00 Solenidade de Abertura

10:30 Orfeão do Centro Cultural Português

11:30 Rancho Folclórico Infantil da Escola Portuguesa

13:00 Andreza Mariano e Banda

14:00 Rancho Casa do Minho

15:00 Vira Livre – Músicas Tradicionais Portuguesas para Dançar

16:00 Rancho Folclórico Brunhosinho

17:00 Banda Canto Portugal

Dia 11/06 (domingo)

11:00 Rancho Folclórico da Casa de Portugal de Praia Grande

13:00 Fado por Acaso

14:00 Rancho Folclórico Verde Gaio

15:00 Ana Carla Lemos

16:00 Rancho Folclórico Típico Madeirense

17:00 Alma Lusíada

 

Espaço Kids

No espaço kids montado Arcos do Valongo, nos dois dias, das 13 às 18 horas, haverá atividades para entreter as crianças. Dessa forma,serão promovidas gincanas de brincadeiras como corrida de rolimã e de bambolês, dança da cadeira, pega-pega, rouba bandeira, competição de argolas, tomba latas, pescaria, cantinho dos bebês, brincadeira das bexigas, gincana de torres copos, torta na cara, massinha, lápis de cor e desenhos para pinturas com tema da festa e coelhinho sai da toca. Além disso, serão promovidas oficinas de “slimes”, de confecção de chaveiros, de balões, de boneco na bexiga, de biscuit, competição de chute a lata e corrida de pedra, papel e tesoura. Das 9 às 18 horas, haverá ainda tobogã inflável e cama elástica para as crianças brincarem.

Comidas típicas

Os tradicionais pratos típicos da culinária lusitana serão vendidos por alguns estabelecimentos cadastrados pela festa, com parte da renda revertida para a´Escola Portuguesa, que também vai oferecer Pastéis de Belém, doces conventuais variados e o delicioso Arroz de Braga.

O Típico Madeirense servirá Prego no pão, Bolo do Caco na chapa com manteiga d’alho, Espetinho no pau de louro, Punheta de Bacalhau, Bolo Preto e Bolo de Mel, licores, poncha e chopp de Vinho.

Já o tradicional Restaurante Almeida terá bifanas, bolinho de bacalhau e salada de bacalhau com grão de bico.

Na barraquinha do Bar Goiás, bolinho de bacalhau, salgados variados e batidinhas nas canequinhas portuguesas. A Manteigaria do Porto oferecerá Pastéis de Bacalhau com Natas, Pastéis de Galinhada Portuguesa, Folhado de Linguiça Portuguesa, Folhado de Bacalhau,

No stand do Laticínios Marcelo, vinhos portugueses de diversas regiões,  Cerveja Super Bock, Vinho do Porto e Bagaceira, além de azeitona portuguesa, tremoços, chouriço, kit aperitivo (presunto cru, chouriço e queijo curado), bacalhau em tiras no pão, Sanduíche de presunto cru com queijo curado, mini Baguete de presunto cru e Filhoses portugueses.

Além disso, a distribuidora Vinhos e Tais terá vinhos portugueses de diversas regiões, Vinho do Porto, Ginja, azeites portugueses e barquinha com salada de bacalhau.

Santuário Santo Antônio 

Mais uma vez, o Santuário Santo Antônio do Valongo vai participar com suas barraquinhas nas dependências da igreja vendendo pratos de bacalhau. Assim também, como outros produtos típicos portugueses, como bolinho de bacalhau, caldo verde, além de vinho quente, quentão e outros lanches, salgados, doces e bebidas.

Incentivo os restaurantes do Centro

A Secretaria de Turismo também incentivou os restaurantes do Centro a abrirem as portas durante os dois dias de festa com pratos tradicionais portugueses.

Entre os já confirmados estarão abertos:  Tasca do Porto, o Restaurante Escola Estação Bistrô, o Bar Restaurante Paulista, É Gambiarra Bar, Café Carioca, Barbosinha, Armazém 22, Antuérpia Cervejaria e Café Restaurante Mauá.

Onde fica 

Festa de Portugal – 14ª Edição

Data: 10 e 11 de junho (sábado e domingo)

Onde: Largo Marquês de Monte Alegre e Arcos do Valongo – Centro Histórico de Santos

Horário: das 10 às 18 horas. No sábado, concentração na Praça Mauá a partir das 9 horas

O evento é organizado pela Escola Portuguesa e tem a co-realização da Prefeitura Municipal de Santos. A entrada é gratuita.

Próximos eventos

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.