Gastronomia

Noite dos crepes franceses

Deliciosos crepes doces e salgados preparados pelo chef Olivier de Sola

28 de fevereiro de 2020 - 19:21

Da Redação

Compartilhe

O chef francês Olivier de Sola irá preparar deliciosos crepes doces e salgados na Noite de Crepes Franceses, que faz parte da série de jantares temáticos mensais promovido pelo Instituto Histórico e Geográfico de São Vicente.

Além disso, haverá gastronomia Portuguesa com o chef Fábio Pedrassoli e Italiana com o chef Ezio Bonini nos próximos meses. Assim, a Noite Francesa será uma noite de descontração e requinte na qual você é nosso ilustre convidado.

Os tradicionais crepes franceses são um tipo de panqueca feita a base de leite, ovos e farinha de trigo. Algumas receitas incluem água gaseificada ou cerveja.

A palavra crepe ou crêpe vem do latim crispus, que significa crespo.

Originários da Bretanha, depois que o trigo-mourisco foi introduzido na região no século XII, s crepes inicialmente eram chamados de galettes (que significa “bolos achatados”).

Os crepes de farinha branca só apareceram no início do século XX, quando a farinha de trigo se tornou acessível.

Na França, dia 02 de fevereiro é comemorado o “dia dos crepes” ou Fête de la Chandeleur quando são servidos crepes em abundância.

Podem ser comidos quentes ou frios, doces ou salgados, como prato principal ou sobremesa, ser recheado ou apenas embelezado com alguma guarnição… Ou seja, é uma receita para todos os gostos.

Serviço

Recomendação:

Livre

Local:

IHGSV (Rua Frei Gaspar, 280 – Centro, São Vicente)

Sessão:

Sábado (7) às 19h

Ingresso:

R$ 60 – crepes à vontade; bebidas à parte

Informações:

(13) 3469 – 3520 / (13) 3466 – 7078