Os idosos são mais vulneráveis às fake news? | Boqnews
Foto: Divulgação / Card do evento

Palestra

14 DE NOVEMBRO DE 2022

Siga-nos no Google Notícias!

Os idosos são mais vulneráveis às fake news?

Na próxima sexta (18), às 10 horas, palestra sobre “Envelhecimento e desinformação: os idosos são mais vulneráveis às fake news?”.

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

A Escola do Legislativo e da Cidadania da Câmara Municipal de Santos promove na próxima sexta (18), às 10 horas, a palestra “Envelhecimento e desinformação: os idosos são mais vulneráveis às fake news?”.

Desta forma, o responsável pela exposição é o pesquisador Michel Carvalho, doutor em Ciências Humanas e Sociais (UFABC) e mestre em Ciências da Comunicação (USP). A atividade ocorre no auditório “Vereadora Zeny de Sá Goulart” e é aberta a toda comunidade.

Portanto, um estudo sobre o compartilhamento no Facebook de informações falsas durante a campanha presidencial de 2016 nos Estados Unidos (que elegeu o ex-presidente Donald Trump) revelou que pessoas com 65+ passaram adiante sete vezes mais fake news quando comparados ao grupo etário entre 18 e 29 anos.

Esse comportamento também se verificou nas últimas eleições brasileiras, mas é correto afirmar que os idosos são mais vulneráveis ao universo da desinformação?

A ideia depreciativa de “tiozão do zap” simplifica o problema, ao associar todo idoso ao hábito de compartilhar conteúdo falso nas plataformas digitais ou de acreditar em mensagens colocadas em circulação nos aplicativos de mensagens.

A população idosa apresenta heterogeneidade, em termos de escolaridade, interação social, mobilidade, condição financeira, entre outros fatores.

O expositor discutirá como a sociedade pode contribuir para a formação de leitores 60+ críticos, que consigam lidar com o ambiente desinformativo da internet e fazer uso consciente dessas plataformas digitais.

Desta forma, o evento quer discutir a relação entre envelhecimento ativo e o desenvolvimento de competências informacionais e midiáticas.

Imagem de três senhores conversando/ Foto: Reinaldo Campos

A palestra também pode ser acompanhada pelo canal da Câmara Municipal de Santos no Youtube: www.youtube.com/c/CâmaraMunicipaldeSantos

Inscrições e mais informações em: www.camarasantos.sp.gov.br/escola

Próximos eventos

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.