Exposição

Pelos Ares

Mostra do piloto de aventuras Lu Marini oferece simulador de realidade virtual, além de fotos e vídeos de expedições realizadas

03 de dezembro de 2019 - 19:22

Da Redação

Compartilhe

O Centro Cultural Patrícia Galvão recebe de 06 a 16 de dezembro, a exposição inédita Pelos Ares – 8.375 km de Rios, do piloto Lu Marini.

A mostra reúne um precioso material obtido pelo piloto Lu Marini, um dos mais importantes expedicionários de paramotor do mundo, em suas expedições por alguns dos principais Rios do país.

Pelos Ares consiste em uma exposição temática, focada na abordagem de princípios sustentáveis e na cultura, com o intuito de conscientizar os visitantes sobre a importância da utilização correta dos nossos recursos hídricos e da preservação do meio ambiente.

Além disso, leva o público a conhecer lugares, a história e vida do povo ribeirinha.

São fotos e vídeos selecionados pelo piloto Lu Marini que retratarão a importância dos rios, suas belezas naturais e as maneiras racionais de cuidar do meio ambiente.

Além disso, haverá um simulador de realidade virtual, em que o visitante chegará mais próximo da sensação de voar.

O Paramotor é uma adaptação do parapente com motorização auxiliar e cujo comando se realiza através de controle aerodinâmico.

 

Lu Marini

Equipamento utilizado para alçar voos. Foto: Divulgação

Sobre Lu Marini

Lu Marini atua como diretor, produtor e protagonista de diversos documentários para a televisão. Entre eles a série de expedições Rastreando e Pousos e Decolagens.

No esporte, é piloto instrutor master de paramotor, recordista continental de altitude. Além disso, é o único piloto do mundo a sobrevoar um vulcão em atividade (Popocatépetl/México).

Já formou mais de 450 pilotos nos últimos anos. Marini também é instrutor da tropa de elite da Marinha do Brasil.

Com reconhecimento internacional, Lu Marini ganhou espaço nos grandes veículos de comunicação por suas expedições, entre elas os sobrevoos pela rodovia Transamazônica e pelos rios São Francisco e Doce, transmitidas pelo Fantástico, programa exibido na Rede Globo de Televisão.

 

Lu Marini exposição

Simulador oferece experiência completa de voo ao visitante. Foto: Divulgação

Projeto Rios

Em 2014, Lu Marini deu início ao Projeto Rios. Assim, decolando para sobrevoar toda a extensão do rio mais poluído do Brasil.

Foram mais de 1.100 quilômetros sobre o Tietê, conhecendo de perto os problemas da poluição que o rio enfrenta. Pôde, ainda, presenciar a maior seca dos últimos setenta anos.

No ano seguinte, o piloto de aventura decolou para sobrevoar o Rio São Francisco. Foram trinta dias e quase três mil quilômetros documentando a situação atual de um dos cursos d’água mais importantes da América do Sul.

Em 2016, o desafio foi conhecer o rio mais limpo do estado de São Paulo, o Rio Paranapanema, e mapear os focos de mosquito da dengue na região.

Em setembro do mesmo ano, o desafio mais emocionante de sua carreira foi realizado ao sobrevoar toda a extensão do Rio Doce. E, assim, acompanhar de perto o maior desastre ambiental da história e todos os problemas enfrentados pela comunidade ribeirinha.

No ano seguinte, Lu Marini sobrevoou um dos rios mais importantes do Brasil, o Araguaia. Foram 25 dias sobrevoando as belezas de um rio explorado turisticamente e conhecendo histórias emocionantes de quem mora às margens do rio.

 

Lu Marini

Voos permitem visuais espetaculares. Na imagem, Marini sobrevoa rio em Bariri/SP. Foto: Divulgação

Serviço

Exposição: Pelos Ares – 8.375 km de Rios

Local: Galeria Braz Cubas 2° andar – Centro Cultural Patrícia Galvão

Endereço: Av. Pinheiro Machado nº 49, Vila Mathias – Santos/SP

Data: 06/12 (sexta) a 16/12 (segunda)

Horário de Funcionamento: das 13h às 18h (segunda a sexta)

Classificação indicativa: Livre

Ingresso: Gratuito.