Por uma Nova Política | Boqnews
Divulgação

Lançamento

18 DE JULHO DE 2019

Siga-nos no Google Notícias!

Por uma Nova Política

Crise da democracia representativa é tema de novo livro sobre o atual momento político brasileiro

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

O livro “Por uma Nova Política – uma abordagem sobre o distanciamento entre a sociedade e o sistema político-partidário”, oferece uma abordagem diferente ao confrontar a estrutura político-partidária brasileira com várias mudanças de comportamento da sociedade.

O novo título sobre o atual momento político brasileiro foi escrito pelo jornalista Ricardo Muza, estreante no mercado editorial.

Compartilhando diversas teses e experimentos já divulgados, o autor mostra que ações em curso em diversas nações, aparentemente sem conexão com a política ou com a democracia, quando observadas em conjunto, apontam para uma crise evidente dos sistemas eleitorais representativos, comprovando aquilo que vários cientistas políticos têm alertado em livros e artigos: a existência de uma crise de representatividade política e eleitoral.

O livro

O ponto de partida é a eleição de 2018, cujos resultados demostraram uma forte insatisfação da sociedade para com os políticos, especialmente em relação aos partidos protagonistas desde a redemocratização, como PT e PSDB.

Eles sofreram uma rejeição tão forte a ponto de mudar o perfil ideológico que caracterizou os governos brasileiros dos últimos 24 anos.

Levando ao poder um candidato de extrema-direita, sem experiência em governar ou protagonismo político mesmo após 27 anos de mandato parlamentar.

O texto recupera fatos políticos e eleitorais dos últimos anos e os combina com o perfil socioeconômico dos brasileiros, construindo uma narrativa consistente que permite a compreensão, por parte do leitor, da dinâmica política nacional e suas consequências.

Por uma Nova Política” também apresenta definições sobre ideologias e aborda a ética na política; analisa a realidade dos partidos políticos desde o surgimento destas instituições, ainda no século XIX, até os dias atuais.

Incluindo as formas de ação política das nossas legendas que culminaram com a forte rejeição dos eleitores no último pleito.

A publicação aborda ainda os acertos e os equívocos dos modelos de atuação partidária e o relacionamento com os demais poderes; o presidencialismo e as coalizões; bem como a estrutura interna das legendas e a maneira como suas lideranças interagem com seus filiados e militantes.

Por fim, o livro traz para a reflexão mudanças de comportamento da sociedade e o impacto que as novas gerações e a tecnologia têm causado no sistema de representação política por meio de partidos políticos, além de abordar o sempre complexo relacionamento dos agentes públicos com a imprensa e a importância das redes sociais.

Apresentação do livro (Orelha)

“A insatisfação da sociedade brasileira com a política atingiu um patamar tão elevado, a ponto de mudar o perfil ideológico que caracterizou os nossos governos nos últimos 24 anos, colocando ainda em xeque o próprio sistema representativo e eleitoral em vigor no País.

O resultado das eleições de 2018 acendeu uma luz amarela entre os agentes políticos, por conta da forte rejeição do eleitorado, sobretudo em relação aos partidos. Eles não conseguiram captar tal sentimento e se adaptaram a um novo perfil de comportamento da população, apesar dos muitos sinais de descontentamento enviados desde as manifestações de 2013.

Com isso, vivemos uma expectativa de futuro ainda não delimitada, em função do desconhecimento quanto aos resultados práticos que as ações do novo grupo político no governo e suas filosofias, terão sobre as duras conquistas obtidas a partir da redemocratização – ainda que com falhas e muitas questões estruturais por resolver.

Sendo a democracia e a política as únicas ferramentas possíveis para qualquer sociedade evoluir e alcançar o tão almejado estado de bem-estar social, caberá aos agentes políticos e às instituições partidárias compreenderem os anseios da população para atrair novamente seu apoio, condição fundamental para a manutenção do Estado Democrático de Direito.

É este o cenário abordado por este livro. Ele destaca a importância dos comportamentos sociais contemporâneos que têm interferido na percepção da sociedade em relação à política; analisa o contexto de todas as mudanças sociais das últimas décadas, e propõe reflexões para que as pessoas que atuam ou querem fazer parte do mundo político, consigam se posicionar em meio a tanta radicalização e polarização de opiniões.”

Próximos eventos

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.