Santos Jazz Festival está de volta com edição comemorativa dos 10 anos | Boqnews
Foto: Divulgação publico no Santos Jazz Festival

Música

14 DE JULHO DE 2022

Siga-nos no Google Notícias!

Santos Jazz Festival está de volta com edição comemorativa dos 10 anos

Vem aí, o 10º Santos Jazz Festival, de 28 a 31 de julho, encerrando a programação do mês de férias de julho!

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Depois de dois anos com o festival on-line devido a pandemia, nada melhor do que voltar ao presencial numa edição super comemorativa dos 10 anos.

O evento, o primeiro e maior festival gratuito de música da Baixada Santista, traz uma média de 20 shows por edição, com line-up que valoriza e homenageia os artistas locais e os grandes nomes brasileiros da música, ao mesmo tempo que apresenta músicos da cena contemporânea – sempre com predominância do estilo jazzístico em todas as suas vertentes tradicionais e modernas, como as misturas com o samba, a bossa, o eletrônico, a latinidade, o hip hop e o funk, com o eletrônico, entre outras fusões, somado ao blues e a soul music.

O SJF tem no seu DNA não só o respeito aos músicos e todos os envolvidos, mas dá voz às causas humanitárias, tais como o respeito às mulheres, a diversidade de gênero e aos direitos humanos, sempre através do line- up do festival.

Em todas as edições, o festival dialoga com as artes plásticas, a dança, o audiovisual e com os empreendedores criativos trazendo mais experiências ao público composto da geração Baby Boomer até a geração Alfa, sem qualquer distinção, com atividades para todes. Espaço kids, espaço gastronômico, bar e bazar criativo compõem as atividades do festival no Arcos do Valongo, que recebe entre 10 a 15 mil pessoas por edição.

Como legado aos músicos da cidade, o evento oferece oficinas com músicos renomados que participam do festival, além da oficina de iniciação musical às crianças seja em escolas públicas ou instituições com atendimento à população mais vulnerável.

Para a formação de novas plateias, a organização busca trazer artistas que dialoguem com esse público mais jovem, misturando o jazz com ritmos contemporâneos, como o hip hop e o eletrônico.

No pilar social, os organizadores contratam mão de obra local (designers, comunicação, produtores, fornecedores, etc..) gerando trabalho e renda. O palco do SJF também é aberto aos projetos sociais musicais da região, como o projeto Guri, Banda Querô, Banda do Lar das Moças Cegas, entre outros. Na edição de 2019, foi criada a Big Band LMC, composta por portadores de deficiência visual, do Lar das Moças Cegas, projeto temporariamente parado em função da pandemia, devendo ser retomado em 2023.

O festival também movimenta a economia local, seja através do comércio como na hotelaria e restaurantes, por receberem turistas da capital, ABC e interior. O evento também tem uma preocupação ambiental, trabalhando a cada edição para a diminuição dos resíduos e de CO2 (por meio de gerador movido a biodiesel), mobiliário de pallets; além da reciclagem do material utilizado. A organização incentiva ainda o uso da carona, do transporte coletivo e da bicicleta como meios de transporte ao festival.

São quatro dias de música, arte, gastronomia e experiências! A verdadeira força da festa está na vivência de ir ao festival e de testemunhar tudo com os próprios olhos!

O 10º Santos Jazz Festival conta com a chancela da Lei de Incentivo à Cultura com patrocínio do Santos Port Authority. Correalização da Prefeitura Municipal de Santos. Apoio cultural do Sesc Santos e Associação dos artistas.

CURIOSIDADE

Os pioneiros dos festivais foram os festivais de jazz, como o Newport Jazz Festival, realizado em 1954 nos Estados Unidos, no qual algumas das maiores lendas desse estilo musical – como Ray Charles e Billie Holiday – se apresentaram para um público de aproximadamente 13 mil pessoas.

 

PROGRAMAÇÃO

Dia 28 de Julho (quinta-feira) – Teatro SESC Santos 

Abertura: Coletivo Querô – Homenagem aos 20 Anos do Instituto Arte no Dique Show: Izzy Gordon & Banda –– participação especial Ana Cañas – 20 horas

Dia 29/07 (sexta-feira) – ARCOS DO VALONGO

18h: VDJ Santos Jazz 19h: Elza Eterna! – Quizumba Latina & Gab Veneziani 20h30: Eletric Miles Sexteto – tributo a Miles Davis 22h: Samblues – João Suplicy & Banda 23h30: Francisco, El Hombre em tributo a Carlos Santana

Dia 30/07 (sábado) – ARCOS DO VALONGO

13h: VDJ Santos Jazz 14h: JAM Escola de Música Blackbird – Alunos e Professores 15h30: Kika Willcox & Banda – Jazz & Soul 17h: Wylmar Santos & Banda – Show “AfroLatino” 18h30: Conde Favela Sexteto 20h: Parabéns, Tânia! – Projeto Tânia Maria 22h: Mental Abstrato & Lou Piensa (França) – Jazz & Hip-hop 23h30: Tulipa Ruiz & Banda Pipoco das Galáxias 1h: Baile Afrika Jazz – Dj Mamuth convida DJ AfreeKassia – parceria com o produtor Orlando Rodrigues do Movimento Hip Hop de Santos

Dia 31/07 (domingo)- ARCOS DO VALONGO

13h: VDJ Santos Jazz 14h30: Orquestra de Metais e Percussão de Cubatão & Rafaella Laranja – Show “Elis” 16h: Mauro Hector toca Hendrix 17h30: Jefferson Gonçalves & Duo Bittencourt 19h: Filhos da Bahia in Jazz com os filhos dos cantores Saulo Fernandes (João Lucas), Reinaldinho do Terra Samba (Zaia) e Carlinhos Brown (Miguel Freitas)

Oficina-show para Crianças

Dia 28\07(quinta-feira) – 15 horas – Creche da Tia Egle – Zona Noroeste “O Homem Sonoro” – Zero Beto (Arte Educador)

Dia 29\07 (sexta-feira) – 15 horas – Instituto Arte no Dique – Zona Noroeste “O Homem Sonoro” – Zero Beto (Arte Educador)

Oficinas Teatro Guarany – (Músicos e Estudantes)*

Dia 31\07 – Domingo 13h30 – Oficina de Harmonia e Improvisação – Luciano Bittencourt (para guitarristas, baixistas e violonistas) 14h30 – Oficina de Gaita – Jefferson Gonçalves * Obs: Inscrições para as oficinas no site www.santosjazzfestival.com.br

Todos os shows e oficinas do festival são de graça e livres para todos os públicos.

Próximos eventos

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.