Virada Cultural traz diversos shows neste fim de semana em Santos | Boqnews
Supla é um dos destaques do evento/Foto: Divulgação

Agende-se

17 DE OUTUBRO DE 2022

Siga-nos no Google Notícias!

Virada Cultural traz diversos shows neste fim de semana em Santos

Virada Cultural será realizada na Praça Mauá

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo realiza a 16ª edição da ViradaSP, após dois anos com versões exclusivamente virtuais.

A ViradaSP chega a Santos no final de semana de 22 e 23 de outubro e traz na programação atrações que incluem espetáculos musicais, dança, show de comédia e teatro. Planet Hemp, o “papito” Supla, o reggae de Andrew Tosh e a peça “Sexo dos Anjos” são alguns dos destaques do evento.

A maratona cultural de 24 horas acontece pela 13ª vez na cidade, que garante este ano o título de capital cultural do Estado.

A programação cultural será aberta ao público no sábado (22) a partir das 18h com a apresentação de “Planet Hemp” e “Os Condenados”, e o último espetáculo previsto para às 18h do domingo (23), com o Baile do Simonal e o monólogo “Riobaldo”, uma adaptação do livro Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa.

Todos os espetáculos da ViradaSP Santos acontecem na Praça Mauá, palco tradicional do evento na cidade, ou no Teatro Guarany, sede da Escola de Artes Cênicas e local que mantém intensa agenda de eventos culturais. Ambos os espaços ficam no Centro Histórico e são de fácil acesso aos bairros.

“Fazer a programação de Santos é sempre um desafio, uma vez que a cidade tem programação cultural intensa e uma população eclética”, afirma Danielle Nigromonte, diretora-geral da Amigos da Arte. “Mas com a parceria da cidade, tudo flui de uma forma muito especial, temos certeza que fizemos uma agenda para todos os gostos, tenho certeza que os santistas vão aprovar e curtir muito”.

Domingo

No domingo, estão concentradas as atrações internacionais. Mike Love, cantor havaiano, apresenta sua obra, que ele próprio define como “música de consciência revolucionária”. Às 13h, é a vez de Andrew Tosh, filho e sobrinho de dois ícones do reggae, Peter Tosh e Bunny Wailer respectivamente. Na sequência, sobem ao palco os jamaicanos The Skatalites, na ativa desde os anos 60, uma das primeiras bandas do movimento Ska, gênero musical que teve a sua origem na Jamaica no final da década de 1950.

Na madrugada, a cantora Ana Canãs se apresenta no Palco Mauá e interpreta o repertório do cearense Belchior. A seleção reproduz o sexto álbum de estúdio da cantora, lançado em outubro de 2021. O Baile do Simonal traz Paula Lima para cantar hits como “Sá Marina”, “País Tropical”, “Nem vem que não tem” do cantor e compositor carioca Wílson Simonal, ícone da “black music” no Brasil dos anos 1960 e 1970.

O Teatro Guarany recebe a única programação da ViradaSP Santos liberada apenas para maiores de 16 anos, “Sexo dos Anjos”. A peça busca refletir sobre a morte e a existência humana por meio do diálogo entre duas personagens, vividas pelas atrizes Kate Hansen e Liza Vieira. Escrita por Flávio de Souza, com direção de Jairo Mattos, a produção incentiva a participação do público e surpreende pelo desfecho.

Ainda no Guarany, o humorista Ítalo Sena apresenta o espetáculo de stand up “Mostrando Meu Trabalho”, no qual fala sobre sua vida pessoal e as situações inusitadas que passa quando é reconhecido. As crianças também foram contempladas pela programação da Virada. “O Grande Tesouro”, um musical interativo da Cia Márcio Araujo, promete fazer a alegria da plateia com manipulação de bonecos em uma divertida caça ao tesouro.

“Santos tem uma longa relação com a Virada SP, e este ano vamos manter a tradição de receber grandes e variados espetáculos em nosso Centro Histórico. Serão dois dias de muita diversão e arte.”, declara o secretário de Cultura de Santos, Rafael Leal.

Santos é o 13º município a receber a Virada SP este ano.

No começo de agosto, Adamantina e Ubarana inauguraram o evento, que voltou ao formato presencial, depois de dois anos realizados virtualmente em função do isolamento imposto pela pandemia.

Todas as 22 cidades foram selecionadas por chamamento público, realizado pelo governo do Estado de São Paulo.

Próximos eventos

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.