Vou sair pra catar gente | Boqnews
Foto: Biga Appes Vou sair pra catar gente

Fotografia

19 DE SETEMBRO DE 2019

Siga-nos no Google Notícias!

Vou sair pra catar gente

Projeto da fotógrafa Biga Appes exibe capturas de diferentes belezas étnicas e sociais

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

O projeto de ocupação fotográfica “Vou sair pra catar gente”, desenvolvido pela fotógrafa Biga Appes, será lançado oficialmente em evento programado para este domingo (22), das 15h às 18h.

Evento será em frente à sede da Vila Criativa do Morro da Penha (Rua Brigadeiro Newton Braga, 39).

A proposta artística foi contemplada no 7º Concurso de Apoio a Projetos Culturais de Santos – Facult. Promovido pela Secretaria Municipal de Cultura, tem o objetivo de apoiar iniciativas culturais que se destaquem pela criatividade, inovação, originalidade e relevância cultural.

As fotos do projeto sintetizam o desejo de Biga Appes em capturar a beleza da diversidade étnica e social. Esta é, sobretudo, a marca de sua trajetória profissional de mais de 30 anos. As fotografias estarão expostas em lambe-lambes em vários pontos da cidade.

Consciente de que a arte de rua é efêmera, a artista propõe unir essa intervenção fotográfica com outras manifestações artísticas realizadas durante a colagem dos lambes.

Entre elas, a produção de um minidocumentário. Ele registrará as atividades e posteriormente estará acessível no youtube e em outras mídias sociais.

 

Vou sair pra catar gente

Chico Mello, escultor e fundador do ateliê Oficina 44. Foto: Biga Appes

Ideia

O projeto foi iniciado em julho com a realização de três oficinas gratuitas de sensibilização fotográfica sobre autorretrato, destinadas às comunidades dos morros da Penha, Nova Cintra e Vila Progresso.

“As oficinas tiveram como finalidade fazer uma contraposição conceitual do autorretrato ao hábito de tirar selfies. A expectativa é que os participantes – a partir das noções de composição fotográfica transmitidas durante as oficinas -, ultrapassem o território do simples exibicionismo e cultivem um olhar que desperte a autoestima, autoconhecimento e a sensação de identidade social e de pertencimento ao ambiente onde vivem”, afirma a fotógrafa.

Durante os próximos dois meses serão coladas em muros, paredes e em outros espaços urbanos fotos do acervo de Biga Appes. E, ainda, imagens captadas durante sete ensaios fotográficos realizados especialmente para o projeto “Vou sair pra catar gente”.

Esses ensaios tiveram como modelos as atrizes Renata Carvalho e Priscila Ribeiro; a rapper Preta Rara; o músico Mauro Mariano (“Maurão”); a fotógrafa Lúcia Lux; o ambientalista Geraldo Varjabedian; e o escultor Chico Melo.

No lançamento oficial do projeto neste domingo, a colagem dos cartazes fotográficos será acompanhada de uma performance com bolas de sabão e apresentações musicais.

 

Vou sair pra catar gente

Atriz Renata Carvalho, fundadora do Movimento Nacional de Artistas Trans (MONART). Foto: Biga Appes

Carreira

Formada pela Escola Panamericana de Arte e pelo Museu Lasar Segall, em São Paulo, Biga Appes iniciou sua carreira como repórter fotográfica de “O Globo”, “Agência Estado”, “Jornal da Orla” e “Diário do Litoral”.

Além disso, coordenou oficinas de fotografia para diversas instituições, como Sesc/Santos; Secretaria de Cultura de Santos; Universidade Católica de Santos; Cosipa; e Delegacia Regional de Cultura/Oficinas Pagu.

De 1997 a 1999, registrou as atividades do Projeto Educação para a Saúde, parceria do Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua e da ONG espanhola Médicos Del Mundo.

Participou ainda, em 1998, do Encontro Internacional de Mulheres, em Cuba. Na ocasião, com o ensaio fotográfico “Flores Loucas”, sobre grupo de mulheres pacientes psiquiátricas da periferia de São Vicente.

 

Vou sair pra catar gente

Geraldo Varjabedian, ambientalista e fitoterapeuta, defensor do consumo sustentável. Foto: Biga Appes

Mais projetos

Em 1999, foi a única representante da América do Sul selecionada para a II Mostra Internacional de Fotografia Humanitária Luis Valtueña. Na época, com uma foto sobre catadores do lixão de São Vicente.

Os trabalhos desta mostra foram publicados em um livro e expostos na Espanha e em outros países da Europa.

Em 2003, fez o registro fotográfico da festa de 500 anos da cidade de Caravelas/Bahia. E também da programação comemorativa dos 20 anos de atuação do IBAMA, no Santuário Ecológico de Abrolhos.

Em 2003, produziu as fotos que ilustraram o livro “Direitos Humanos – Aqui e Agora”. Publicação foi editada pela Câmara Municipal de Santos e UniSantos.

Além disso, documentou o projeto internacional “Guerreiros sem Armas”. E, ainda, participou da campanha fotográfica “África Em Nós” do Museu África Brasil em São Paulo. Este resultou em exposição e livro lançado na Semana da Consciência Negra, em 2009.

Realizou ainda, entre os anos de 2011 e 2015, a documentação fotográfica de centenas de usuários da rede de saúde de São Bernardo do Campo para painéis instalados em dezenas de unidades de saúde daquele município. Ação foi uma parceria da Prefeitura local com o Ministério da Saúde.

Mais recentemente, produziu fotos para a websérie “Nossa voz ecoa”; para a capa do CD “Audácia”, da rapper Preta Rara; e para a empresa de ecogastronomia Menina Brasileira.

Atualmente, produz fotos promocionais para grupos de teatro e de dança, bandas de música, produtores de vídeo e artistas plásticos da região.

Próximos eventos

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.