Em razão do elevado índice de vereadores, assessores e funcionários que testaram positivo no teste rápido ao Covid-19, a Câmara de Santos estará totalmente fechada até a próxima terça, com retomada das atividades e da sessão, a partir das 18 horas, na quarta (12).
A Câmara anunciou que dos 329 testes rápidos aplicados em servidores e prestadores de serviços, de forma voluntária.
Destes, 189 foram testados negativos e 140 foram testados positivos, estando todos em boas condições de saúde.
A Prefeitura informa que do total de testes, 189 deram negativo para o novo coronavírus e 69 apontaram a presença de anticorpos IgG (fase de cura), ou seja, as pessoas testadas já tiveram contato com o vírus antes, mas não estão doentes no momento.
Um total de 71 pessoas testadas tiveram resultados positivos e apresentaram anticorpos IgM (fase aguda da doença), o que corresponde a 21,5% do total, muito acima das médias realizadas.
Espera-se que aqueles que deram positivo façam o teste swab – o do cotonete – para verificar se os testes estão equivocados ou realmente procedem.
Crítica
Nas redes sociais, o médico infectologista e ex-vereador Evaldo Stanislau, foi enfático a criticar a forma como foi feita a testagem.
“Pode passar uma mensagem errada de que existe uma “epidemia” de COVID na Câmara. Não, não há! O que houve foi uma ação, bem intencionada, mas sem a necessária orientação técnica!”
“Se assim houvesse não usariam esses testes. Péssimos!”
“Aliás, nem testariam pois a OMS e o CDC não recomendam esse tipo de testagem no contexto laborativo. As ações de prevenção seriam de outra natureza. Além da situação, digamos, pitoresca, resta o dinheiro dispendido na ação, o retrabalho de testar adequadamente os, certamente, inúmeros falso positivos, o desassossego e, principalmente, o mau exemplo pois reforça-se em um órgão público estereótipos de assistência ruins e o mau uso de exames”.
“E sabemos que quando homens públicos dão maus exemplos relativos à COVID a resultante é sempre ruim ou assustadoramente constrangedora e histriônica, como um prefeito do sul do Brasil hoje deixou claro. Mensagem para casa: COVID é doença séria! Não se trata disso por meio de medidas mal planejadas e cultura do WhatsApp. Testes Rápidos são muito ruins! E se você não teve sintomas e quiser saber se teve COVID, procure orientação especializada”.
Deixe um comentário