A aprovação pela Câmara de Santos da lei que proíbe o transporte de animais vivos no município deixou eufórico o autor da lei, vereador Benedito Furtado (PSB). Trata-se da primeira lei do gênero no País.
Ele foi aplaudido na galeria por representantes de entidades ambientais que haviam protestado contra o transporte de cerca de 27 mil bois em cada embarque ocorridos em dezembro e fevereiro passado rumo à Turquia, embarcados no navio Nada.
Depois, Furtado subiu à galeria para ser cumprimentado pelos ambientalistas.
As manifestações de apoio foram tantas que o colega Rui de Rosis não se conteve. Ao microfone, indagou onde seria o churrasco para comemorar a aprovação da lei.
A indagação provocou risos do presidente da Casa, Adilson Jr, que acrescentou que seria um ‘churrasco vegano’.
Para passar a vigorar, cabe ao prefeito Paulo Alexandre Barbosa sancionar o projeto, o que deve ser feito nos próximos dias.
Em nota, a Codesp informou que acatará a decisão.
Resta saber se Guarujá também fará o mesmo para evitar que a carga viva seja transferida para a margem esquerda do porto.
Exceções
Não fazem parte das sanções o transporte de animais domésticos, de uso terapêutico em projetos educativos e medicinais; a serviço das forças policiais; que passarão por tratamento médico em clínicas e hospitais veterinários; utilizados em atividades esportivas e destinados à preservação ambiental.

Animais vivos não poderão ser mais transportados em Santos. Resta saber se Guarujá vai agir da mesma forma para evitar o transporte de animais em direção a algum terminal no município
Deixe um comentário